. Página inicial > NOTÍCIAS     Patrocinadores


 

o tempo | 03/07/2021

03/07/2021


Taxa de contágio no Sul de Minas é 60% maior que em todo o Estado



 

O Sul de Minas continua sendo a região mais atingida pela pandemia. Um estudo realizado pela Universidade de Alfenas (Unifal-MG) aponta que o nível de contágio na região é 60% maior do que o observado no restante do Estado. De acordo com o epidemiologista e coordenador da pesquisa, Sinézio Inácio da Silva, a taxa de mortalidade na região também é 30% superior se comparada com os demais municípios. Atualmente, a média novos casos por semana é de 1.442. Por dia, são 90 internações e 38 mortes. Em Paraguaçu, a média semanal atualmente é de 128 casos e 2,4 mortes.

“A proximidade com São Paulo pode ter contribuído no ritmo de contágio e até facilitado no surgimento de variantes no Estado. Lá você tem a circulação de cepas mais contagiosas, que podem acabar surgindo aqui e potencializando a transmissão. Com os feriados e as reuniões familiares, o Sul acaba inevitavelmente recebendo muitos turistas”, explica o pesquisador, que aponta o feriado de Corpus Christi e o efeito do Dia dos Namorados como um dos principais fatores para o aumento nos índices na região no último mês.

De acordo com Sinézio, a alta incidência de casos nos municípios pode estar ligada também à possível presença da variante P.4, uma das últimas identificadas no país. A mutação, encontrada no interior de São Paulo no fim de maio, é derivada da mesma linhagem da cepa Gama, originada em Manaus.

“A campeã de casos por habitantes é Extrema, você tem 22 pessoas contaminadas a cada 100 habitantes. Já em Camanducaia são 14 casos para cada 100. Você tem esses números altíssimos enquanto a média no Sul é de nove casos e no Estado todo é de oito casos de contaminação a cada cem habitantes”, comparou. Segundo ele, 2021 já é de longe o ano mais letal e mortal da pandemia no Estado. Em Minas Gerais, em relação a 2020, a letalidade aumentou 25% enquanto a taxa de mortalidade cresceu 186%.

No último mês, Paraguaçu teve 611 casos positivos e 12 óbitos. Em maio 245 pessoas se infectaram e foi registrado 02 mortes.


Nesta sexta-feira (02), o município registrou 15 casos positivos e a recuperação de 17 pessoas.

 

_______________________________________________________
Mais notícias, clique:
No site tpower | No Facebook


Informe um erro  -  Anuncie aqui

 

 

 

 

 

 

TPOWER | Notícias de Paraguaçu e região

Todos os direitos reservados.
Criado e desenvolvido por Thiago Lino Martins

Desde 07.07.2001

 

Fale conosco

e-mail:
thiagolinomartins@gmail.com

WhatsApp - Clique


35 98873-9353