. Página inicial > NOTÍCIAS     Patrocinadores


 

tpower | 04/12/2021
 

04/12/2021

 


Comida mineira pode ser reconhecida como patrimônio cultural



 




 

O coração de uma casa é a cozinha, de lá saem temperos, sabores, conhecimentos passados por gerações e uma boa prosa no almoço de domingo. Em Minas Gerais, esse lugar de afeto guarda segredos das receitas de família que dão aos mineiros a fama de bons cozinheiros e que agora vão passar por um processo de investigação e registro com intuito de reconhecer o “Inventário da Cozinha Mineira” como patrimônio cultural.

Para proteger os sabores da diversificada culinária mineira, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), e o Instituto Periférico, deram nesta sexta-feira (3/11) o início do projeto investigação. A expectativa é que até o fim de 2022 todo o processo de inventário da herança da culinária mineira seja registrado em um dossiê.

Cada município vai ter oportunidade de participar desse processo de levantamento do cadastro que será aberto no site do Iepha em janeiro de 2022 e assim preencher um formulário e inserir as informações sobre os fazeres culinários da cozinha mineira do dia a dia.

Um exemplo prático, apontado pelo presidente do Iepha, Felipe Pires, sobre a importância do estudo e registro é a validação do queijo do Serro e as Quitandas de Minas Gerais. “Agora queremos estudar mais a fundo o tempero que sai da panela das nossas casa e a partir do registro da cozinha mineira será possível criar políticas públicas e realizar ações até como a captação de recursos pelo ICMS Cultural”.

Difusão do estudo

A população terá acesso ao estudo realizado, além da entrega do dossiê, o inventário prevê a entrega de publicações que ajudarão a promover a história, a diversidade e os protagonistas dos sabores e dos saberes da comida mineira. Dentre os materiais estão previstos videodocumentários, livretos, filmetes promocionais, um site e um repositório digital na internet, incluindo também ações de capacitação como seminários e oficinas virtuais, para agentes culturais e turísticos, e palestras em escolas públicas.

 

_______________________________________________________
Mais notícias:
No site tpower | No Facebook


Informe um erro  -  Anuncie aqui

 

 

 

 

 

TPOWER | Notícias de Paraguaçu e região

Todos os direitos reservados.
Criado e desenvolvido por Thiago Lino Martins

Desde 07.07.2001

 

Fale conosco

e-mail:
thiagolinomartins@gmail.com

WhatsApp - Clique


35 98873-9353