. Página inicial > NOTÍCIAS     Patrocinadores


 

tpower via   | 05/04/2022

05/04/2022

 

Aedes aegypti: Segundo SES-MG Paraguaçu está em situação de Risco
 

 

tpower.com.br

 

 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou os resultados do primeiro Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRA) de 2022. A pesquisa, é realizada junto aos municípios mineiros duas vezes ao ano (em janeiro e em outubro), é parte da estratégia de monitoramento e controle do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.


De acordo com a pesquisa, 233 municípios mineiros (27,3%) apresentam o índice de infestação igual ou maior que 4 e, por isso, estão em situação de risco, que é o caso de Paraguaçu, que está com o o índice de infestação em 5,4.
 

Clique aqui para conferir o resultado do LIRA.

A pesquisa é importante porque, a partir dos resultados, o município pode otimizar e direcionar as ações de controle de vetor, delimitar áreas de maior risco, avaliar metodologias de controle e contribuir para as atividades de comunicação e mobilização por meio de ampla divulgação.

Referência técnica da coordenação Estadual de Arboviroses da SES-MG, Roberta Carvalho esclarece que, por meio do LIRA, é possível identificar, inclusive, os recipientes onde o mosquito está procriando, como por exemplo pratinhos sob os vasos de plantas, pneus velhos e garrafas destampadas, e quais regiões específicas do município encontram-se em situação de risco. “Embora a Vigilância não considere apenas este levantamento para avaliar a situação epidemiológica do estado quanto à dengue, zika e chikungunya, os dados apresentados pelo LIRA podem ser considerados como um indicativo de alerta para locais com possibilidade mais acentuada de aumento no número de casos”, explica Roberta.
 

 

Siga o Instagram @portaltpower, clique aqui


 

Cenário epidemiológico

Segundo o último Boletim de Monitoramento de Arboviroses da SES-MG, com atualização referente a 30 de março, o município de Paraguaçu chegou a 82 casos positivos, 43 a mais em comparação com o penúltimo boletim divulgado no dia 23 de março.

Combate

Segundo anúncio da Prefeitura Municipal, a administração está enpenhada no combate a Dengue, e para isso está realizando um mutirão de atividades para concientizar a população sober os cuidados contra o avanço da Dengue.

O Prefeito Gabrielzinho e o Secretário de Saúde Anderson Mazzeo, se reuniram nesta segunda-feira (04) com a equipe da Vigilância Epdemiológica. Na reunião o prefeito pediu empenho da equipe no Combate a Dengue.

A prefeitura também iniciou nesta semana o Fumacê contra a Dengue. O primeiro bairro que o veículo passou, foi Colina São Marcos.


VEJA COMO COMBATER O MOSQUITO AEDES AEGYPTI

>>> HIGIENE/CUIDADO por parte do morador

-Mantenha lixeiras sempre tampadas;
-Quintal sem lixo e entulhos; garrafas e baldes de cabeça para baixo;
-Reservatórios de água do ar-condicionado, geladeira e umidificador secos e vazios;
-Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
-Não use pratinhos que acumulam água para vasos de planta;
-Potes para água de animais devem ser limpos com bucha ou escova;
-Mantenha limpos os ralos, canaletas e calhas;
-Realize manutenção periódica de piscinas e caixas d’água;
-Coloque plantas que acumulam água em local coberto;
-Deixe lonas bem esticadas, evitando formação de poças d’água;
-Não utilize garrafas pet com gotejador em plantas que tenham aberturas que o mosquito possa entrar para colocar ovos.
 

 

_______________________________________________________
Mais notícias:
No site tpower | No Facebook


Informe um erro  -  Anuncie aqui

 


 

 

 

TPOWER | Notícias de Paraguaçu e região

Todos os direitos reservados.
Criado e desenvolvido por Thiago Lino Martins

Desde 07.07.2001

 

Fale conosco

e-mail:
thiagolinomartins@gmail.com

WhatsApp - Clique


35 98873-9353