. Página inicial > NOTÍCIAS de Paraguaçu     Publicidade
.



.




 
 Facebook
 .

 

.

 

19/04/2019
Atualizada 22/04/2019

Coordenadora da Vigilância e Saúde de Paraguaçu esclarece população sobre a água no município



 

A Senhora Rosinha da Silveira, Coordenadora da Vigilância em Saúde, encaminhou esclarecimentos da matéria no Site TPOWER sobre presença de agrotóxicos na água que chegou até a estação de tratamento de Paraguaçu, entretanto, do ano de 2018.

Leia!

"Diante do post no TPOWER sobre a presença de agrotóxicos, venho trazer esclarecimentos sobre as informações a respeito da qualidade da água e possível contaminação de agrotóxicos.

Recebi Nota Técnica e resultados do exame da água de Paraguaçu da Química responsável pela Coságua - Carolina Cardoso Franco e segue em anexo os documentos (Doc 1 - Doc 2) que comprovam a qualidade da água de nosso município para consumo humano (em 2018).

Eu como coordenadora da Vigilância em Saúde do município de Paraguaçu monitoro a qualidade da água para consumo humano através de exames mensais tanto da água da coságua como das minas existentes SAC- Soluções Alternativas Coletivas em paraguaçu. Em 2018 foi realizado coleta de água para testagem de agrotóxico e os resultados foram satisfatórios também.

Realizo coleta de amostras também da água para verificar presença anormal de bactérias e agrotóxicos.

Nos resultados em anexo poderá verificar a veracidade das informações. Todas as substâncias testadas estão dentro da dos parâmetros normais.

Não só na cidade de Paraguaçu, em alguns períodos do ano, apresenta substâncias agrotóxicas na água bruta - antes do tratamento para distribuição. Entretanto, com todas as etapas de tratamento existentes na ETA - Estação de Tratamento (pré-oxidação, pré-alcalinização, coagulação, floculação, decantação, desinfecção, fluoretação e alcalinização), reduz-se significativamente estes parâmetros para tais concentrações que não causem mal algum à saúde humana.

Encaminho em anexo (Doc 1 - Doc 2) os resultados de análises realizadas nas amostras de água bruta e tratada do município, antes e depois do tratamento da água. Onde pode-se verificar que todos os parâmetros e agrotóxicos estão dentro dos limites estabelecidos pela Portaria de Consolidação n°5, de 28 de setembro de 2017, Anexo XX, do Ministério da Saúde, que dispõe do controle e vigilância da qualidade da água para Consumo Humano e seu padrão de portabilidade.

Portanto, a água distribuída em Paraguaçu-MG, está de qualidade e própria para o consumo humano, conforme o Ministério da Saúde.

Na oportunidade, coloco-me à disposição para maiores esclarecimentos."

* Atualização

Resultado de análises referentes ao ano de 2017
Clique: Doc 1 - Doc 2

 

Notícia relacionada á matéria:

Levantamento apontou presença de agrotóxicos na água de Paraguaçu, Elói Mendes e outras 43 cidades da região. Dados do Ministério da Saúde são de 2014 e 2017

 

TPOWER | Rota Paraguaçu
 

 

.
Todos os Direitos reservados.
Criado e desenvolvido por Thiago Lino Martins

Portal tpower - Desde 07.07.2001

Fale Conosco:

e-mail:
thiagomartins@tpower.com.br
Clique para enviar sua mensagem

Portal tpower
Portal tpower.com.br
Thiago Lino Martins 35 98873-9353
 
.