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 eptv | 02/12/2021
 

02/12/2021
 

Empresa tem projeto para transportar café por trem entre Varginha e Angra dos Reis

 


 



Um projeto do Porto Seco, em Varginha, em parceria com o Terminal Portuário de Angra dos Reis (RJ), busca fazer o transporte de café da cidade mineira ao município do Rio de Janeiro por trem. Os containers são levados, atualmente, por caminhão a Santos e a mudança pode aumentar o número de produto transportado. A expectativa de empresa é de que em dois anos o novo sistema esteja funcionando.

Para viabilizar o projeto, os investimentos são de cerca de R$ 20 bilhões. O novo corredor logístico tem, ao todo, 516 quilômetros de linha férrea. Para funcionar, depende da reativação dos trechos ferroviários Varginha-Três Corações-Lavras e Barra Mansa-Rio Claro-Angra. Ambos estão inoperantes, respectivamente, desde 2010 e 2009.

O início das operações depende da reforma da linha férrea. A VLI, empresa que controla as concessionárias de transporte ferroviário de cargas Ferrovia Centro-Atlântica S.A, tinha o plano de devolver o trecho para o governo federal. No entanto, após a apresentação de estudos, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu prazo de 30 meses para que a reforma seja feita.

Atualmente, após o acordo, restam 25 meses para que a manutenção seja feita. O assessor de Relações Institucionais e Inovação do Porto Seco, Igor Candido de Oliveira, diz acreditar que, em dois anos, o transporte já esteja sendo feito no trecho.

“A gente é otimista, acreditamos que em dois anos estaremos operando. Não estamos esperando a ferrovia para operar. Fizemos um teste na ferrovia. Pegamos 10 containers de café, embarcamos em Lavras, passando a carga do caminhão para o trem. A VLI transportou até Volta Redonda, fez o transbordo e [foram levados pela MRS] até o porto do Rio de Janeiro. Isso já mostrou que é possível e a redução de custos, além de segurança da carga”, falou.

Atualmente as cargas são levadas ao porto de Santos em caminhões. A operação é feita com custos mais altos e elevado número de acidentes. A mudança pode fazer com que de dois containers por viagem de caminhão se transformem em até 160 de uma vez por trem.

Com a modernização da linha férrea vai possibilitar também que seja feita viagens de passageiros pelo trecho Varginha/Angra dos Reis. O projeto elaborado pelo Porto Seco defende a ideia.

 

 

 

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