. Página inicial > NOTÍCIAS     Patrocinadores


 

 o tempo | 03/05/2021

04/05/2021

Transmitido por mosquito, vírus do Nilo Ocidental é detectado pela 1ª vez em MG


 

O vírus do Nilo Ocidental, doença originária de aves silvestres, mas que pode ser passado para outros animais e humanos por meio de mosquitos infectados, foi detectado pela primeira vez em Minas Gerais. A descoberta realizada pela UFMG foi divulgada nesta segunda-feira (3) pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

No Estado, até o momento, a enfermidade foi constatada em cavalo, não tendo caso registrado em pessoas. Mas, se atingir humanos, pode levar à morte. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% dos infectados não apresentam sintomas.

Entre os casos sintomáticos, a febre do Nilo Ocidental provoca leve, com febre, dor de cabeça, cansaço e vômito. As formas graves da doença, como meningite e encefalite, atingem um em cada 150 infectados. Os sintomas podem ir de febre alta e rigidez da nuca a convulsões, coma e paralisia.

Identificado pela primeira vez em Uganda, em 1937, por décadas o vírus ficou restrito a países da África, Europa e Ásia. Em 2009, porém, chegou ao Brasil. Amostras da doença foram colhidas em cavalos do Pantanal. Agora, os estudos foram ampliados para outras localidades do país.

 

 

_______________________________________________________
Mais notícias, clique:
No site tpower | No Facebook

 

Informe um erro  -  Anuncie no site



 

 

 

 

TPOWER | Notícias de Paraguaçu e região

Todos os direitos reservados.
Criado e desenvolvido por Thiago Lino Martins

Desde 07.07.2001

 

Fale conosco

e-mail:
thiagolinomartins@gmail.com

WhatsApp - Clique


35 98873-9353