. Página inicial > NOTÍCIAS de Paraguaçu     Publicidade
.


 

TPOWER | 17/09/2020

17/09/2020

Diferença entre Timidez x Ansiedade social

Por: Flávia Santos - Psicóloga


 

Reconhecer essa diferença é fundamental para identificar se necessita ou não de tratamento. Apesar de serem frequentemente confundidos, eles possuem diferenças significativas na vida da pessoa. É importante saber que não são termos sinônimos.

Primeiramente, o que é Timidez? É uma reação ou resposta que temos em situações novas ou quando estamos juntos de pessoas que não temos intimidade. A mesma reação não ocorre diante de situações que acontecem regularmente ou pessoas que eu já convivo. Por exemplo, frequentar a sala de aula passa a não ser constrangedor ao logo do tempo. As reações ou respostas tímidas, geralmente são: apreensão, vergonha e constrangimento perto de pessoas desconhecidas. Sensação de desconforto quando vai falar com elas. Porém, ela diminui à medida que vai se familiarizando com o ambiente e com a pessoas. O desconforto pode até persistir, mas vai diminuindo gradativamente.

Ela provoca um grau moderado de sofrimento e não traz prejuízos significativos na vida da pessoa.

Portanto, na timidez existe uma HABITUAÇÃO às situações e pessoas novas.
O que é Ansiedade Social? É como se na ansiedade social a timidez tivesse dado um passo além. Já é identificado prejuízos sociais e ocupacionais importantes, necessitando intervenção. É um conflito interno em que a pessoa muitas vezes deseja frequentar um lugar, ou falar alguma coisa, mas o receio impede. Existe um medo excessivo de ser avaliado negativamente.

Não é que eu não goste de estar perto de pessoas, que seja, necessariamente, introvertido, mas o medo da avaliação do outro e o autojulgamento de ser inadequado são muito intensos. Tem a sensação de que todos estão percebendo que está nervosa e, portanto, fica mais ansiosa. Essa ansiedade pode paralisar a pessoa. Ela pode começar a evitar grupos, entrevistas de emprego entre outras situações. A ansiedade social pode levar ao isolamento quase completo. Existem ansiedade social específica ( falar em público) ou geral ( qualquer situação que tenha pessoas, mesmo íntimas).

Pode impedir a pessoa de colocar suas necessidades, dizer não. Além de trazer sintomas físicos como: rubor, tremores, aumento da frequência cardíaca, suor, tontura, vômito, náusea etc. A pessoa passa a se concentrar nos sintomas, dificultando ainda mais o relacionamento social. A pessoa presta mais atenção em si mesmo no que nos outros.

Importante:

A evitação alimenta o quadro. Enfrentar passo a passo e com auxílio de um profissional é a melhor maneira de diminuir o sofrimento.

O álcool apesar de ser identificado por muitas pessoas como um meio de encorajar a comunicação e a socialização não é um bom aliado, tem pessoas que acreditam que conseguem performar melhor com o uso dele. O álcool anestesia uma parte cerebral responsável pelo aprendizado, então todo comportamento que tiver não será aprendido, então só consigo reproduzir sob efeito dele, podendo gerar dependência.


 

 

 

TPOWER | Notícias de Paraguaçu e região

Todos os direitos reservados.
Criado e desenvolvido por Thiago Lino Martins

Desde 07.07.2001

 

Fale conosco

e-mail:
thiagolinomartins@gmail.com

WhatsApp - Clique


35 98873-9353