. Página inicial > NOTÍCIAS     Patrocinadores


 

g1 sul de minas | 13/04/2021
 

13/04/2021
 

Pelo menos 90 pessoas morreram esperando vaga para tratamento da Covid-19 no Sul de MG
 


Imagem ilustrativa

Pelo menos 90 pessoas morreram nas últimas três semanas no Sul de Minas aguardando por uma vaga em leitos de UTI para o tratamento da Covid-19. Os números foram levantados pelo professor de epidemiologia da Unifenas e membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Varginha, Vinício Rocha.

Ainda conforme o levantamento do professor, o tempo de espera por um leito para o tratamento da doença saltou de 13 horas para 32 horas na última semana. Os dados são referentes às últimas três semanas, de acordo com o acesso aos leitos para tratamento da Covid-19 na região pela Central de Regulação do SUS.

"O paciente tem ficado muito tempo aguardando e isso faz com que o paciente que necessita de um cuidado imediato de UTI por exemplo, tenha o seu quadro agravado. Outra preocupação são os pacientes que estão vindo a óbito aguardando vaga. Nas últimas três semanas nós percebemos que 90 pacientes vieram a óbito aguardando vaga, sendo que desses pacientes nós podemos perceber que 28 aguardaram mais de um dia por vaga", disse o professor.

Conforme o levantamento, em meados de março a espera por um leito clínico ou UTI par tratamento da Covid-19 era de 13 horas. Cerca de sete dias depois, esse tempo já girava em torno de 24 horas. E na última semana, passou para 32 horas.

Quanto mais tempo um paciente demora para ser atendido, conseguir internação e tratamento com os equipamentos necessários, pior fica o seu estado de saúde.

"Nós precisamos de fato a ajudar o sistema de saúde a não colapsar. Nós estamos vendo uma pressão muito grande e isso se faz com nosso apoio pelo uso de máscaras, pelo distanciamento físico e sobretudo, para quem está com diagnóstico de Covid, não ficar em casa tomando medicamento acreditando que está sendo tratado se tiver sintomas de agravamento, sobretudo falta de ar, se tiver um aparelhinho que mede a quantidade de oxigênio, que é o oxímetro, se esse valor está menor que 95, então percebeu falta de ar, oximetria menor que 95, começou a ficar mais cansado, está respirando mais vezes por minuto, tem que procurar o serviço de saúde, porque nós sabemos que os pacientes estão chegando muito graves e hoje infelizmente a rede não está dando conta mais de suportar esses pacientes", disse o professor.

Ocupação de leitos de UTI

Conforme os últimos dados divulgados por prefeituras sobre a lotação de leitos de UTI exclusivos para o tratamento de pacientes de Covid-19, nove cidades da região seguem com hospitais operando com 100% ou acima de seu limite de capacidade. Outras duas cidades seguem com níveis próximos ao crítico e apenas Guaxupé tem neste momento um nível mais confortável:

Pouso Alegre: 122%
São Sebastião do Paraíso: 105%
Poços de Caldas: 100%
Varginha: 100%
Lavras: Santa Casa: 100% / Vaz Monteiro: 90%
Alfenas: 100%
Três Corações: 100%
Três Pontas: 100%
São Lourenço: 100%
Passos: 98%
Itajubá: 98%
Guaxupé: 76,4%

 

_______________________________________________________
Mais notícias, clique:
No site tpower | No Facebook

 

Informe um erro  -  Anuncie aqui

 

 

 

 

 

TPOWER | Notícias de Paraguaçu e região

Todos os direitos reservados.
Criado e desenvolvido por Thiago Lino Martins

Desde 07.07.2001

 

Fale conosco

e-mail:
thiagolinomartins@gmail.com

WhatsApp - Clique


35 98873-9353