Empresas de autoescolas de São Paulo realizam desde a noite de quarta-feira (22) um protesto na Ponte Estaiada, no Morumbi, Zona Sul da capital paulista, contra a proposta do Ministério dos Transportes que pretende tornar opcionais as aulas em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), cerca de 200 veículos participam da mobilização. Os motoristas estacionaram os carros na ponte e planejam seguir em carreata até a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na manhã desta quinta-feira (23).
@portaltpower – Conectado na notícia!
A ação é organizada por donos de autoescolas ligados à Federação Nacional das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores (Feneauto), que busca pressionar o governo a reconsiderar a proposta. A federação também está promovendo uma coleta de assinaturas em apoio a um Projeto de Lei que impeça o avanço da consulta pública sobre o tema.
O presidente da Feneauto, Ygor Valença, tem convocado empresários do setor nas redes sociais para resistirem à mudança, afirmando que a retirada da obrigatoriedade pode comprometer a segurança no trânsito.
De acordo com o Ministério dos Transportes, a consulta pública sobre o novo modelo de habilitação já recebeu mais de 32 mil contribuições.