Cerca de 90 pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos – atendidos pela Apae de Paraguaçu – terão um dia de cinema gratuito, nesta terça-feira (29). É o projeto Lumière Cineclube aos Especiais, que começa a partir de 8h30 da manhã.
O projeto tem o objetivo de levar até as crianças, curtas-metragens de animação, de temática infantil e abordagem de assuntos relevantes, que provocam reflexões no público mirim.
Serão seis filmes, com duração de até 15 minutos, cada um. O primeiro a ser exibido será o filme “Aquarelado”, dirigido por Elisa Guimarães, feito a partir da perspectiva de uma criança brincando de pintar, misturando tintas e se divertindo. A obra concorreu ao prêmio LeBlanc, na categoria animação publicitária ou animação para broadcasting nacional.
Em seguida, o curta espanhol “Cuerdas”, dirigido por Pedro Solis Garcia, que demonstra como as crianças têm facilidade de fazer amigos, deixando de lado os preconceitos e as diferenças. Esse filme também foi premiado como melhor curta-metragem de animação no Prêmio Goya, em 2014.
A obra “Felícia e Super – Resíduos do Bem”, dirigido por Laly Cataguases, também será exibido. O filme conta a história de uma menina portadora de deficiência, de 8 anos, ativista ambiental, que cria os seus próprios brinquedos com materiais reciclados, até um meteoro atingir o planeta e dar vida aos seus brinquedos.
Depois será a vez da “Ilha do lixo”, dirigido também por Elisa Guimarães, o filme mostra a jornada de uma garrada de plástico, desde o momento em que é jogada pela janela do carro até atingir o oceano.
O curta “Meu melhor amigo”, dirigido por Laly Cataguases, aborda a solidão por meio da criação de um amigo imaginário, construído em cartolina por um garoto.
Pra encerrar as exibições, o curta infantil “Sapo Sapólio”, dirigido por Idmara Galo, é uma animação inspirada no livro infantil “Sapo Sapólio – uma linda história de amor”. A obra conta a história de um sapo que busca a felicidade e o amor.
De acordo com a organizadora do evento, a produtora Cultural Idamara Galo, a mostra de cinema infantil busca democratizar o acesso às curtas-metragens infantis. “Queremos proporcionar momentos de lazer, de cultura e estimular a discussão de temas importantes entre as crianças. O projeto Lumière Cineclube aos Especiais tem o apoio da Associação Artística e Assistencial Russilvânia Galo e da produção da Faz Cultura Produtora por meio da Lei Paulo Gustavo.
Depois de Paraguaçu, o cineclube dará parada em Três Corações, no dia 6 de maio, e em Três Pontas, no dia 8 de maio.
TPOWER – @portaltpower
Conectado na notícia!