Casos de golpes envolvendo criminosos que se fazem passar por advogados têm se multiplicado em todo o país. Em resposta ao aumento desse tipo de crime, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lançou uma campanha nacional de conscientização e combate ao chamado “golpe do falso advogado”.
A iniciativa é conduzida pelo Conselho Federal da OAB em parceria com as 27 seccionais, e tem como pilares a orientação da população e a prevenção de novas vítimas. A campanha alerta para os principais formatos do golpe, que normalmente envolvem abordagens por aplicativos de mensagens e redes sociais.
Utilizando indevidamente nomes, fotos, logotipos e até informações extraídas de processos judiciais, os golpistas entram em contato com pessoas envolvidas em ações judiciais — especialmente em casos com previsão de liberação de valores — e se passam por advogados ou integrantes de escritórios. Com discursos convincentes, tentam induzir as vítimas a realizar pagamentos via PIX com a justificativa de suposta liberação de valores pela Justiça.
As vítimas, geralmente em situações de fragilidade emocional ou financeira, acabam acreditando na falsa promessa e transferem quantias relevantes. Para prevenir esse tipo de golpe, a OAB recomenda os seguintes cuidados:
- Confirmar a identidade do advogado utilizando contatos oficiais ou os informados no contrato de prestação de serviços;
- Nunca realizar pagamentos solicitados por mensagens ou ligações sem checar diretamente com o profissional;
- Desconfiar de pedidos urgentes de transferência via PIX, especialmente quando associados a supostos valores a serem liberados pela Justiça.
As orientações da campanha têm como base experiências consolidadas por seccionais da OAB de todo o Brasil, além de materiais produzidos pelas comissões de prerrogativas e fiscalização da entidade.
TPOWER – @portaltpower
Conectado na notícia!