A jovem mineira Laysa Peixoto, de apenas 22 anos, será a primeira mulher brasileira a viajar para o espaço. Natural de Contagem (MG), ela compartilhou a conquista histórica com seus seguidores na tarde desta quinta-feira (25), por meio do Instagram. Emocionada, ela descreveu o feito como “o sonho mais impossível” que poderia ter.
“Eu estou indo para o espaço! I’m going to space! Ainda não caiu completamente a ficha, mas sinto uma gratidão imensa por toda a trajetória percorrida até aqui e por todos que fizeram e fazem parte dela. Quem me conhece há mais tempo, pessoalmente ou por aqui, sabe que esse era o sonho mais impossível que eu poderia ter. E que bom que eu decidi sonhar. Agora, levo todos vocês comigo, com a esperança de mostrar que, como disse Fernando Pessoa: ‘Tudo vale a pena quando a alma não é pequena’”, escreveu.
@portaltpower Conectado na notícia!
Laysa concluiu um curso de astronauta pela NASA em 2022 e foi recentemente selecionada para integrar voos espaciais tripulados em estações espaciais privadas, além de futuras missões com destino à Lua e a Marte. Agora, faz parte da turma de astronautas de 2025.
📲Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp do tpower
“Sou oficialmente astronauta da turma de 2025 e farei parte do voo inaugural da Titans Space, comandado pelo astronauta veterano da NASA, Bill McArthur. Prosseguirei firme em meu treinamento, com voos suborbitais e missões privadas ao espaço, em paralelo à minha formação como piloto, visando minha primeira designação oficial como astronauta de carreira — o voo inaugural histórico previsto para 2029”, revelou.
Ela também celebrou o fato de se tornar a primeira brasileira a cruzar a fronteira do espaço, destacando o orgulho de representar o país em uma nova era da exploração espacial:
“É uma enorme alegria representar o Brasil como astronauta em uma era tão decisiva da exploração espacial, que mudará para sempre a história da humanidade. É uma honra levar a bandeira do Brasil comigo como a primeira mulher brasileira a cruzar essa fronteira”.
A trajetória de Laysa na ciência começou cedo. Em 2021, aos 18 anos e ainda no segundo período do curso de Física pela UFMG, ela descobriu um novo asteroide ao participar da campanha “caça asteroides”, promovida pela agência espacial. A descoberta foi feita de seu próprio computador, em casa, e o asteroide foi batizado de LPS 003 — suas iniciais. O feito lhe garantiu o convite para ingressar na NASA.
Além disso, Laysa também foi a primeira mulher brasileira a conduzir um experimento científico em gravidade zero, consolidando seu papel de destaque na história da ciência espacial do país.
tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!