Minas Gerais

Deputados Nikolas Ferreira, Bruno Engler e aliadas viram réus por fake news nas eleições de BH

121

 

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), o deputado estadual Bruno Engler (PL), a deputada estadual Delegada Sheila (PL) e a Coronel Cláudia (PL), candidata a vice-prefeita na chapa de Engler, por suposta disseminação de informações falsas durante o segundo turno das eleições municipais de 2024 em Belo Horizonte.

Com a decisão, os quatro se tornam réus em uma ação penal por crimes eleitorais. A legislação brasileira prevê que, caso sejam condenados por um colegiado – como o próprio TRE-MG –, os parlamentares podem se tornar inelegíveis.

📲Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp do tpower

A denúncia foi aceita pelo juiz Marcos Antônio da Silva, da 29ª Zona Eleitoral, que apontou haver elementos suficientes que indicam violação da legislação eleitoral. Segundo o Ministério Público, os quatro promoveram uma campanha coordenada de desinformação contra o então prefeito e candidato à reeleição, Fuad Jorge Noman Filho.

O foco da campanha foi o livro “Cobiça”, publicado por Fuad em 2020. Nele, uma personagem relata ter sido vítima de abuso sexual na infância. De acordo com a denúncia, os réus distorceram trechos do livro para dar a entender, de forma falsa, que o conteúdo da obra incentivava ou relativizava esse tipo de crime.

📸 Siga o tpower no Instagram

Nikolas Ferreira, que tem forte atuação nas redes sociais, é apontado como figura central na disseminação das informações falsas, utilizando seu grande alcance digital para “produzir e propagar conteúdo sabidamente falso e ofensivo, com o claro intuito de desequilibrar a disputa eleitoral”, segundo o texto da acusação.

Delegada Sheila e Coronel Cláudia, por sua vez, foram denunciadas por compartilharem as publicações e mensagens distorcidas sobre o livro de Fuad.

A ação penal agora seguirá para tramitação regular na Justiça Eleitoral, com possibilidade de condenação dos envolvidos, o que pode impactar diretamente suas carreiras políticas.

tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!

Artigos relacionados

Minas Gerais

Bancário sequestrado com família será indenizado em MG

A Justiça do Trabalho determinou o pagamento de R$ 30 mil por...

Minas Gerais

Diocese se pronuncia após padre dizer que não daria comunhão a apoiadores de Nikolas Ferreira em Minas

  A Diocese de Caratinga se pronunciou após a repercussão da fala...

Minas Gerais

MG: criança de 3 anos, desaparece após brincar em quintal; família está desesperada

A pequena Alice Maciel Lacerda Lisboa, de 03 anos, está desaparecida desde...

Minas Gerais

Mulher internada após usar caneta emagrecedora: o que se sabe sobre o caso e o produto

Uma mulher de 42 anos segue internada desde dezembro em estado grave,...

error: Content is protected !!