O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou nesta quarta-feira (30) que o prazo de 1º de agosto para negociações sobre as tarifas impostas por seu governo não será prorrogado. A decisão afeta diretamente parceiros comerciais como o Brasil.
Por meio de uma publicação na Truth Social, Trump escreveu em letras maiúsculas: “O prazo de 1º de agosto é o prazo de 1º de agosto — ele continua firme e não será prorrogado. Um grande dia para a América!!!”
A declaração veio no mesmo dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou, em entrevista ao jornal The New York Times, tentativas frustradas de estabelecer diálogo com o governo americano sobre o tema. “O que está nos impedindo é que ninguém quer conversar. Eu pedi para fazer contato”, afirmou.
📲Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp do tpower
As novas tarifas preveem uma sobretaxa de 50% sobre as importações brasileiras nos Estados Unidos e estão programadas para entrar em vigor nesta sexta-feira (1º), salvo alguma reviravolta de última hora. Lula contou que designou o vice-presidente e os ministros da Agricultura e da Economia para tratarem do assunto com representantes norte-americanos, mas “até agora, não foi possível”.
Também nesta quarta, Trump anunciou medidas contra a Índia, que será alvo de uma tarifa de 25% sobre seus produtos e de uma multa, devido à aquisição de energia e equipamentos militares da Rússia, além da manutenção de barreiras comerciais.
Apesar disso, o governo americano decidiu deixar quase 700 itens sem a cobrança extra.
A lista de produtos que não serão sobretaxados foi divulgada juntamente com o decreto oficial assinado por Trump e inclui suco de laranja, combustíveis, veículos, fertilizantes, aeronaves civis e determinados tipos de metais e madeira.
tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!