A estudante de direito Leticia Paul, de 22 anos, faleceu nesta quarta-feira (20) em Rio do Sul, Santa Catarina, após uma reação alérgica severa a um exame de tomografia com contraste. A família da jovem confirmou que a causa da morte foi um choque anafilático.
Moradora de Lontras, cidade próxima, Leticia tinha um histórico de pedras nos rins e realizava o exame rotineiramente no Hospital Regional Alto Vale. Segundo relatos, a jovem chegou a ser entubada após a reação alérgica, mas não resistiu. O óbito ocorreu menos de 24 horas após o procedimento.
O corpo da jovem foi velado na quinta-feira (21) em Rio do Sul e levado para cremação em Balneário Camboriú.
Em nota, o Hospital Regional Alto Vale manifestou seu pesar pela morte da paciente e se solidarizou com a família. “Reafirmamos nosso compromisso com a ética, a transparência e a segurança assistencial, destacando que todos os procedimentos são conduzidos em conformidade com os protocolos clínicos recomendados”, diz o comunicado.
Substâncias como o contraste são comumente utilizadas para realçar estruturas internas do corpo em exames de imagem, como ressonâncias e tomografias, sempre com indicação médica.
Apesar de serem consideradas seguras, reações adversas existem, embora casos graves, como o que acometeu Leticia Paul, sejam raros.
tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!