Sul de Minas

Condenação por corrupção atinge policiais e despachantes em Elói Mendes e Varginha

251
Screenshot

O Ministério Público de Minas Gerais, por meio do GAECO de Varginha e da Promotoria de Justiça da Comarca de Elói Mendes, obteve a condenação de 15 pessoas envolvidas em um esquema de corrupção no Detran/MG. Entre os condenados estão policiais civis e despachantes veiculares.

A investigação apontou que a organização criminosa atuava nas cidades de Elói Mendes e Varginha, envolvendo crimes de corrupção, falsidade ideológica, usurpação de função pública e prevaricação. Segundo o MP, o grupo recebia propina para falsificar vistorias de veículos, agilizar a expedição de documentos e permitir emplacamentos e lacrações fora do órgão de trânsito.

O caso foi alvo da operação “Êxodo 23”, deflagrada em 5 de dezembro de 2019, quando foram cumpridos 16 mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão. A ação contou com a participação de 53 policiais militares, 23 policiais civis da corregedoria, oito promotores de justiça e 17 servidores do Ministério Público, totalizando 101 pessoas e 25 viaturas. As investigações duraram cerca de dois anos.

O delegado apontado como líder do esquema recebeu a pena mais alta: 19 anos e 1 mês de reclusão. No total, as penas aplicadas somam mais de 211 anos de prisão. Além disso, os condenados foram multados em R$784.506,00 e obrigados a pagar mais de R$254 mil de indenização por danos morais coletivos. A perda dos cargos foi determinada para os policiais civis envolvidos.

Aqueles que colaboraram com as investigações tiveram redução de pena e serão as únicas pessoas a não cumprirem a sentença em regime fechado.

tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!

 

Artigos relacionados

Sul de Minas

Capotamento deixa duas mulheres e três crianças feridas na MG-179, em Machado

Um capotamento de veículo mobilizou equipes de emergência na madrugada desta data...

Sul de Minas

Ataque de pitbull deixa mulher e criança de 3 anos feridas em São Sebastião do Paraíso

Uma mulher de 30 anos e sua filha, de 3 anos, ficaram...

Sul de Minas

Aluna de 5 anos apresenta hematomas e ferimentos e caso de agressão é apurado

Uma equipe do patrulhamento rural da Guarda Civil Municipal foi acionada nesta...

Sul de Minas

Homem é flagrado com mercadorias furtadas e acaba preso pela PM

A Polícia Militar prendeu, na tarde desta segunda-feira (16), por volta das...

error: Content is protected !!