Sul de Minas

Padre Zezinho recebe o Prêmio do Patrimônio Cultural de Machado

11

O prefeito de Machado (MG), Maycon Willian da Silva, acompanhado do vice-prefeito Joel Nogueira Mendes, secretário municipal de Cultura e Turismo, João Alexandre Moura, do assessor especial de gabinete, Rafael Willian, e do padre Luciano, da paróquia Sagrada Família e Santo Antônio de Machado, esteve neste dia 3 de novembro, em Taubaté (SP), para uma visita especial ao reverendíssimo Padre José Fernandes de Oliveira, o consagrado Padre Zezinho.

Na ocasião, o município de Machado concedeu ao padre o Prêmio do Patrimônio Cultural de Machado, em reconhecimento à sua notável contribuição religiosa, literária, musical, cultural e de evangelização ao povo brasileiro, com destaque ao carinho e orgulho dedicados aos seus conterrâneos machadenses.

A homenagem, proposta pelo chefe do Executivo Municipal, foi deliberada na 76ª reunião ordinária do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Machado, realizada em 11 de agosto de 2025, conforme o artigo 40 da Lei Municipal nº 2.755/2017.

A cerimônia de entrega aconteceu no Convento Sagrado Coração de Jesus, conhecido como Conventinho, onde Padre Zezinho reside. Além do prêmio, foram entregues produtos típicos de Machado e fotografias da casa onde o padre nasceu, um pedido pessoal feito pelo próprio homenageado ao prefeito Maycon Willian.

A programação incluiu um almoço oferecido pela reitoria do Convento e uma visita ao Acervo Histórico e Cultural de Padre Zezinho.

Em um gesto simbólico de fé e gratidão, a bandeira oficial de Machado foi levada para ser benzida pelo padre, em homenagem a todo o povo machadense.

Aos 84 anos, Padre Zezinho segue como uma das maiores referências da música cristã no Brasil e no mundo. Natural de Machado, nascido em 1941, o religioso é cantor, compositor e escritor, com mais de 3 mil músicas, 1.700 composições, mais de 100 livros publicados e indicações ao Grammy Latino de Melhor Música Cristã. Com 59 anos de ordenação sacerdotal, Padre Zezinho sempre se define com humildade: “Sou um padre que canta, não um cantor que é padre.”

Artigos relacionados

Sul de Minas

Criminosos atacam duas agências bancárias em Ijaci

Duas agências bancárias foram alvo de criminosos em Ijaci (MG) na madrugada...

Sul de Minas

Confira os nomes mais populares em Varginha, segundo o IBGE

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou os...

Sul de Minas

Veja os nomes e sobrenomes mais populares em Alfenas, segundo o IBGE

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou quais...

Sul de Minas

Confira os nomes mais populares em Elói Mendes, segundo o IBGE

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou os...

error: Content is protected !!