Brasil

Cientista brasileira aguarda autorização da Anvisa para avançar com molécula que pode restaurar movimentos

45
Screenshot

A pesquisadora brasileira Tatiana Coelho de Sampaio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ganhou destaque internacional após o desenvolvimento de uma molécula chamada “polilaminina”, derivada da placenta humana. O composto atua como uma espécie de “cola biológica”, com a capacidade de reconectar neurônios rompidos na medula espinhal, segundo os estudos conduzidos por sua equipe após mais de duas décadas de pesquisa.

Resultados preliminares indicam avanços considerados significativos. Seis pacientes com lesões graves apresentaram recuperação de movimentos, entre eles Bruno Drummond, que voltou a andar e até dançar. A descoberta desafia o entendimento tradicional da medicina, que historicamente considera as lesões na medula espinhal como irreversíveis.

Não perca as próximas notícias! Siga o Portal tpower

A relevância da pesquisa é ainda maior diante do impacto global desse tipo de condição, que afeta milhões de pessoas. Atualmente, Tatiana aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ampliar os testes clínicos. Caso os resultados sejam confirmados em novas etapas, a descoberta pode representar um avanço importante na área da neurologia e no tratamento de lesões medulares.

tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!

 

Artigos relacionados

Brasil

Recolhimento de produtos da Ypê: veja o que fazer e como entrar em contato com a empresa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orientou consumidores a interromper imediatamente...

Brasil

IPVA pode mudar e passar a ser cobrado pelo peso dos veículos

Uma proposta em análise na Câmara dos Deputados pode mudar a forma...

BrasilMinas Gerais

Pesquisa Atlas: Minas mostra cenário imprevisível com empate na eleição presidencial

  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em cenário...

Criança celular
Brasil

Meta firma acordo para combater trabalho infantil irregular nas redes sociais

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público de São...