São Paulo

Alta temporada batendo à porta: o que você precisa saber sobre a proibição de tendas em Ubatuba

84

 

Com a proximidade da alta temporada, Ubatuba (SP) se prepara para receber milhares de turistas, mas uma novidade já está em vigor e vai impactar diretamente a rotina de quem frequenta as praias da cidade. A Lei nº 4.676/2025, aprovada em 29 de abril e válida desde 30 de maio, proíbe o uso de tendas, barracas, gazebos e estruturas semelhantes em todas as praias do município.

A determinação abrange as 102 praias de Ubatuba, incluindo destinos muito procurados como Praia Grande, Itamambuca, Tenório e Toninhas. Segundo a Prefeitura, a medida foi criada para organizar melhor os espaços à beira-mar, facilitar o trabalho dos guarda-vidas, garantir mais segurança aos banhistas, evitar que crianças se percam em meio a grandes estruturas, melhorar a circulação de pessoas e, ainda, preservar a paisagem natural.

Mesmo com a proibição, a lei traz exceções. Continuam permitidos guarda-sóis com até 3 metros de diâmetro, além de estruturas utilizadas em eventos previamente autorizados, ações públicas voltadas ao turismo, cultura e segurança, atividades de ambulantes licenciados e situações emergenciais.

Quem descumprir a norma pode ser punido com advertência, apreensão dos equipamentos e multa de R$ 1.000 por item irregular, além dos custos de remoção. Os materiais recolhidos ficarão disponíveis para resgate por até 90 dias.

A fiscalização está sendo feita em conjunto pelas Secretarias de Turismo, Meio Ambiente e Postura, com o apoio da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar Ambiental e da própria Prefeitura.

tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!

Artigos relacionados

São PauloSul de Minas

Corpo é encontrado na areia da Praia Grande, em Ubatuba

  O Corpo de Bombeiros foi acionado nas primeiras horas desta terça-feira...

São Paulo

Venda de agrotóxicos ilegais movimenta bilhões e envolve PCC, segundo Ministério Público

O Ministério Público confirmou a participação do PCC no mercado de agrotóxicos...

São PauloSul de Minas

Dois turistas do Sul de Minas se afogam em Ubatuba; um morre e outro desaparece

O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) encerrou as buscas por Lucas Antonio...

São Paulo

200 veículos se juntam em protesto contra projeto que propõe o fim da obrigatoriedade das autoescolas

Empresas de autoescolas de São Paulo realizam desde a noite de quarta-feira...

error: Content is protected !!