Um grupo de 38 pessoas, incluindo 20 fiéis de Paraguaçu e o restante de Machado, Monte Santo de Minas, Pindamonhangaba (SP), Santos (SP), São Paulo (SP), Goiás e um casal de brasileiros que mora nos Estados Unidos, realizou, entre os dias 6 e 19 de setembro, uma peregrinação pela Europa.
O grupo foi acompanhado pelo padre Pedro Alcides de Souza, diretor espiritual da jornada, pelo padre Gilmar e por André, responsável pela agência de turismo. A peregrinação fez parte das celebrações do Ano Jubilar — 2025 anos do nascimento de Jesus. A cada 25 anos, a Igreja celebra um ano de graça e perdão.
Segundo o padre Pedro Alcides, o objetivo principal foi vivenciar uma caminhada de fé em locais sagrados, refletindo sobre a vocação à santidade e buscando uma vida renovada.
O roteiro começou em Fátima, Portugal, local das aparições de Nossa Senhora, e seguiu por Santarém, onde está preservado o Milagre Eucarístico. Os peregrinos participaram de missas, visitas guiadas em português e momentos de oração e partilha em grupo.
Conforme padre Pedro, entre os momentos mais marcantes estiveram a celebração da Eucaristia no altar central do Santuário de Fátima, transmitida mundialmente, a missa em Santarém e a celebração em Assis, na capela de Santa Maria dos Anjos, ligada a São Francisco.
“Nós participamos da Santa Missa também em Assis, na capela de Santa Maria dos Anjos, onde está a Porciúncula, ou seja, aquela igrejinha na qual Francisco começou todo o seu trabalho, toda a sua missão. Ali, ele iniciou reconstruindo a igreja de pedras, mas não compreendendo, de início, que Jesus o chamava para reconstruir não a igreja de pedra, mas a Igreja, povo de Deus”, disse o padre.
📲Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp do tpower
O grupo também visitou Santa Clara e São Carlo Acutis, além de Cássia, onde rezaram junto ao corpo incorruptível de Santa Rita e subiram ao monte onde a santa costumava orar.
“E também, em Cássia, tivemos a oportunidade de rezar ao lado do corpo incorruptível de Santa Rita, lembrando que, em Assis, visitamos Santa Clara e São Carlo Acutis, canonizado recentemente no dia 7 de setembro, cujo corpo também é incorruptível. Santa Clara também conserva seu corpo incorruptível. Em Cássia, além do corpo de Santa Rita, tivemos contato com o milagre eucarístico e ainda a graça de subir o monte onde ela rezava diariamente. Foi nesse local que, em um momento de êxtase, foi transferida para dentro do convento, onde foi aceita”, contou.
Em San Giovanni Rotondo, terra de Padre Pio, o grupo celebrou missas e visitou o santuário. A peregrinação terminou em Roma, onde os peregrinos participaram da audiência com o Papa Leão XIV, na quarta-feira (17), no Vaticano.
Padre Pedro Alcides destacou que a viagem vinha sendo planejada desde 2023, com momentos de preparação por meio de novenas e encontros de espiritualidade com o grupo:
“Para guiar o grupo nesta peregrinação, tenho me dedicado desde 2023, preparando, estudando e rezando com eles. Realizamos uma novena preparatória e momentos de espiritualidade para aprofundar nossa experiência. Tenho certeza de que todos voltarão para casa diferentes, porque vivemos experiências maravilhosas ao longo dos dias.”
O sacerdote acrescentou que cada peregrino levou suas próprias dores, alegrias, frustrações e vitórias para apresentar diante de Deus, pedindo graças, agradecendo conquistas e buscando superação.
“Um momento inesquecível! Nossos peregrinos, tomados pela fé e pela alegria, tiveram a graça de encontrar o Santo Padre, o Papa. Um encontro que renova a esperança e fortalece a caminhada espiritual de todos”, afirmou.
tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!