Brasil

Câmara aprova CNH social e exame toxicológico para habilitação A e B

651

A Câmara dos Deputados concluiu, nesta quinta-feira (29), a votação do projeto de lei que torna obrigatória a realização de exame toxicológico para motoristas na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias A e B. O texto, que agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, altera as regras de fiscalização e inclusão social no processo de habilitação.

A proposta já havia sido aprovada anteriormente pela Câmara, mas foi modificada no Senado e, por isso, retornou aos deputados para nova análise. Entre os principais pontos mantidos pelos parlamentares está a exigência do exame toxicológico para condutores das categorias A (motos) e B (carros de passeio), mesmo para aqueles que não atuam profissionalmente no transporte de passageiros ou cargas.

📲Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp do tpower

O exame toxicológico foi incluído em uma proposta mais ampla, que trata da destinação dos recursos arrecadados com multas de trânsito. O objetivo é custear a habilitação de pessoas de baixa renda, desde que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Já o texto-base aprovado pelo Senado previa que motoristas privados ou autônomos das categorias A e B deveriam apresentar resultado negativo no exame toxicológico para renovar a CNH. No entanto, esse trecho foi removido pela Câmara nesta quinta-feira, mantendo o foco apenas na obtenção inicial da habilitação.

Agora, o projeto segue para a análise final e possível sanção do presidente da República, que pode transformar a medida em lei nos próximos dias.

tpower® – @portaltpower
Conectado na notícia!

Artigos relacionados

Brasil

Brasil está entre os 10 países mais perigosos do mundo em 2025

O Brasil figura entre os 10 países mais perigosos do mundo em...

Brasil

Renovação automática da CNH é publicada; veja as regras

  O governo federal publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira...

BrasilSão Paulo

São Paulo enfrenta caos aéreo após vendaval histórico e soma mais de 300 voos cancelados

Os aeroportos de Guarulhos e Congonhas continuam enfrentando reflexos do vendaval histórico...

Brasil

Câmara aprova PL que pode tirar Bolsonaro da prisão até 2029

A Câmara dos Deputados aprovou, às 2h26 desta quarta-feira (10), o projeto...

error: Content is protected !!