Negócios

Cosagua se destaca no XIV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental em Natal (RN)
 

6

A COSAGUA, Concessionária de Saneamento Básico de Paraguaçu, MG, foi destaque no cenário nacional da gestão ambiental com um projeto inovador que pode revolucionar a maneira como tratamos os resíduos de esgoto. O projeto tem como objetivo utilizar o lodo proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Paraguaçu como adubo orgânico para o cultivo de milho, se destacou no XIV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental em Natal (RN).

A COSAGUA enfrenta o desafio de produzir três toneladas de lodo de esgoto a cada 40 dias, e, até então, esse resíduo era destinado a aterros sanitários. No entanto, com a rica composição em matéria orgânica (60-75% em base de matéria seca) e a presença de nutrientes essenciais para as plantas, a empresa decidiu explorar uma alternativa economicamente viável e ecologicamente correta para a gestão sustentável desse resíduo.

O projeto foi conduzido na casa de vegetação do IF Sul de Minas – Campus Machado durante o mês de outubro de 2022 por realizado por Thales Eduardo Xavier, Ariane Borges de Figueiredo, Pedro Henrique Gomes Ferreira, Laís Couto Silva e Cinara Lucinei Mendes. Utilizando um delineamento em blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições, o estudo avaliou parâmetros importantes para o cultivo de milho, incluindo altura das plantas, diâmetro do caule e teor de clorofila (índice SPAD).

 

Os resultados do estudo são impressionantes. De acordo com os pesquisadores, as plantas que receberam o tratamento com 60% de lodo de esgoto e 40% de latossolo vermelho-amarelo se destacaram, apresentando resultados superiores em relação à altura, diâmetro do caule e índice SPAD. Esses resultados indicam que o lodo de esgoto proveniente da ETE de Paraguaçu pode ser usado como uma fonte alternativa de adubo orgânico extremamente eficaz para o cultivo do milho (Zea mays L.).

O sucesso deste projeto tem potencial para não apenas beneficiar a COSAGUA, mas também para representar um passo importante na gestão sustentável de resíduos de esgoto em todo o país. A utilização do lodo de esgoto na agricultura não apenas reduz a carga dos aterros sanitários, mas também contribui para a produção de alimentos de forma mais sustentável, aproveitando um recurso valioso.

Ao ser reconhecida no XIV Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental em Natal, RN, a COSAGUA demonstra seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida da comunidade de Paraguaçu e, potencialmente, de todo o Brasil. Este projeto é um exemplo inspirador de como as empresas podem desempenhar um papel fundamental na busca por soluções sustentáveis para desafios ambientais complexos.

Artigos relacionados

Negócios

Rose Pereira, de Paraguaçu, participa do Programa do Ratinho no SBT

A cabeleireira Rose Pereira, de Paraguaçu, participou do Programa do Ratinho, no...

Negócios

Educadores de Paraguaçu são homenageados no 2° Prêmio Tereza Machado

Na noite de 26 de agosto, o Auditório da COOMAP recebeu a...

Negócios

Supermercado Avenida chega aos 45 anos sob legado de Tião do Armando

Paraguaçu comemora neste mês seus 114 anos de história, cultura e conquistas....

Negócios

De salão à distribuidora: empreendedora de Paraguaçu cresce com marca de cosméticos

A cabeleireira Rose Pereira, natural de Paraguaçu (MG), tem conquistado destaque no...

error: Content is protected !!