Minas Gerais

Deputados Nikolas Ferreira, Bruno Engler e aliadas viram réus por fake news nas eleições de BH

30

 

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público contra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), o deputado estadual Bruno Engler (PL), a deputada estadual Delegada Sheila (PL) e a Coronel Cláudia (PL), candidata a vice-prefeita na chapa de Engler, por suposta disseminação de informações falsas durante o segundo turno das eleições municipais de 2024 em Belo Horizonte.

Com a decisão, os quatro se tornam réus em uma ação penal por crimes eleitorais. A legislação brasileira prevê que, caso sejam condenados por um colegiado – como o próprio TRE-MG –, os parlamentares podem se tornar inelegíveis.

📲Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp do tpower

A denúncia foi aceita pelo juiz Marcos Antônio da Silva, da 29ª Zona Eleitoral, que apontou haver elementos suficientes que indicam violação da legislação eleitoral. Segundo o Ministério Público, os quatro promoveram uma campanha coordenada de desinformação contra o então prefeito e candidato à reeleição, Fuad Jorge Noman Filho.

O foco da campanha foi o livro “Cobiça”, publicado por Fuad em 2020. Nele, uma personagem relata ter sido vítima de abuso sexual na infância. De acordo com a denúncia, os réus distorceram trechos do livro para dar a entender, de forma falsa, que o conteúdo da obra incentivava ou relativizava esse tipo de crime.

📸 Siga o tpower no Instagram

Nikolas Ferreira, que tem forte atuação nas redes sociais, é apontado como figura central na disseminação das informações falsas, utilizando seu grande alcance digital para “produzir e propagar conteúdo sabidamente falso e ofensivo, com o claro intuito de desequilibrar a disputa eleitoral”, segundo o texto da acusação.

Delegada Sheila e Coronel Cláudia, por sua vez, foram denunciadas por compartilharem as publicações e mensagens distorcidas sobre o livro de Fuad.

A ação penal agora seguirá para tramitação regular na Justiça Eleitoral, com possibilidade de condenação dos envolvidos, o que pode impactar diretamente suas carreiras políticas.

tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!

Artigos relacionados

Minas Gerais

Animais de estimação poderão ser enterrados com seus donos em cidade de MG

O falecimento de um animal de estimação representa, para muitos tutores, uma...

Minas Gerais

Nova lei em MG obriga checagem de antecedentes para emissão ou renovação da CNH

Uma nova lei sancionada pelo governo de Minas Gerais determina a obrigatoriedade...

Minas Gerais

Pais são presos suspeitos de matar menina de 4 anos em Minas

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu, na última quarta-feira (30),...

Minas Gerais

Cinco pessoas da mesma família morrem em grave acidente na MG-122

Um acidente entre um carro e um ônibus causou a morte de...