Durante a semana do dia 18 de Maio, a equipe de saúde de Paraguaçu promoveu uma série de ações voltadas à conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As atividades aconteceram nas escolas municipais e estadual, envolvendo alunos, professores e equipe pedagógica.
Com o objetivo de informar, acolher e promover a escuta ativa, a iniciativa contou com rodas de conversa, dinâmicas e bate-papos educativos. Os profissionais abordaram temas essenciais, como a identificação de sinais de abuso, a importância de dizer “não” e procurar ajuda, os direitos das crianças e adolescentes, além de orientações claras sobre onde e como denunciar casos de violência.
A proposta foi reforçar a mensagem de que falar é um ato de proteção e que denunciar é um ato de amor. Com esse enfoque, a equipe buscou sensibilizar não apenas os estudantes, mas também os educadores, que desempenham papel fundamental na identificação e acolhimento das vítimas.
A ação se soma às mobilizações nacionais da campanha Maio Laranja, que tem como símbolo a luta pelos direitos das crianças e adolescentes à segurança e dignidade.
A população é incentivada a denunciar qualquer situação suspeita por meio do Disque 100, serviço anônimo e gratuito disponível em todo o território nacional.
tpower® – @portaltpower
Conectado na notícia!