Na última terça-feira (17), a Fifa divulgou um relatório oficial com os clubes participantes da próxima edição da Copa do Mundo de Clubes e classificou o Palmeiras e Fluminense como campeões da “Copa Inter-Confederações”. A entidade atribuiu a honraria às conquistas da Copa Rio de 1951 e 1952, respectivamente.
O destaque chamou atenção porque a Fifa adotou o mesmo tratamento dado aos clubes que venceram a Copa Intercontinental (1960-2004) e o Mundial de Clubes da Fifa (a partir de 2000). Um dos exemplos citados no documento foi o Real Madrid, listado como campeão da “Copa Inter-Confederações” nove vezes.
Além dos brasileiros, outros clubes como o Wydad Casablanca, do Marrocos, e o Urawa Reds, do Japão, também aparecem como vencedores do mesmo título simbólico, com base em competições disputadas entre times de diferentes confederações.
Apesar da nomenclatura adotada no relatório, a Fifa não reconhece esses torneios como títulos mundiais. Apenas os campeões da Copa Intercontinental e do Mundial de Clubes são considerados campeões do mundo pela entidade.
Mesmo assim, o reconhecimento parcial reacende o debate. Palmeiras e Fluminense seguem buscando o reconhecimento oficial da Copa Rio como título mundial. Enquanto isso, ambos tem a chance de levantar a taça em campo em 2025, já que estão na disputa do Mundial de Clubes.
tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!