A formação de um ciclone extratropical acompanhada de uma frente fria coloca o Sul, parte do Sudeste e do Centro-Oeste em estado de alerta no início da segunda semana de dezembro. Entre os dias 8 e 9 de dezembro de 2025, o sistema se desenvolve entre o Paraguai, o nordeste da Argentina e o Sul do Brasil, espalhando áreas de instabilidade que devem provocar chuva forte em curto período, rajadas intensas de vento e grande concentração de raios.
@portaltpower – Conectado na notícia!
Embora os efeitos sejam amplos, o ciclone extratropical não deve avançar diretamente sobre nenhuma área do Sudeste ou do Centro-Oeste. Mesmo assim, os ventos provocados pelo sistema e a frente fria associada podem gerar tempestades significativas nessas regiões, incluindo o Sul de Minas.
As chuvas mais volumosas são esperadas entre terça-feira (9) e quinta-feira (11), com uma nova rodada de instabilidades prevista entre sábado (13) e domingo (14). A orientação é que a população acompanhe os avisos meteorológicos e redobre a atenção durante os períodos de tempestade.