O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) impôs sigilo de cinco anos sobre a lista de passageiros dos voos operados pela Força Aérea Brasileira (FAB), utilizados por autoridades, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo.
Embora o uso das aeronaves da FAB seja oficialmente permitido apenas ao presidente do STF, o levantamento aponta que, desde 2023, outros ministros também têm utilizado os voos, com autorização do governo, sob a justificativa de segurança diante da intensificação de ataques pessoais sofridos por integrantes da Corte.
O sigilo imposto também foi justificado por questões de segurança. Ainda segundo a reportagem, o STF solicitou aeronaves da FAB em 154 ocasiões entre o início de 2023 e fevereiro de 2025.
Apesar da falta de dados completos, o ministro Alexandre de Moraes seria um dos passageiros mais frequentes. Ele, por exemplo, utilizou um avião da FAB na rota Brasília-São Paulo em 26 de março. No dia seguinte, esteve presente na final do Campeonato Paulista, onde acompanhou a vitória do Corinthians sobre o Palmeiras.
TPOWER – @portaltpower
Conectado na notícia!