O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (16) que o salário mínimo em vigor no Brasil está distante do objetivo que motivou sua criação. A declaração foi feita durante a cerimônia que marcou os 90 anos da instituição do piso nacional, realizada na Casa da Moeda do Brasil, no Rio de Janeiro.
Segundo o presidente, o evento não teve como finalidade exaltar o valor atual do salário mínimo, mas relembrar a ideia original que levou à sua criação, em 1936. De acordo com Lula, o piso foi concebido para garantir condições dignas aos trabalhadores, assegurando direitos básicos como moradia, alimentação, estudo e o direito de ir e vir.
Siga o @portaltpower e continue recebendo as nossas notícias!
“Não estamos fazendo este ato em apologia ao valor do salário mínimo, porque o salário mínimo é muito baixo no Brasil. Estamos fazendo apologia à ideia de um presidente que, em 1936, criou a possibilidade de estabelecer um salário que garantisse aos trabalhadores os direitos de morar, comer, estudar e ter o direito de ir e vir”, afirmou.
Dados do Censo de 2022 indicam que cerca de 35 milhões de brasileiros recebem até um salário mínimo, o que representa quase um terço da população ocupada do país. O salário mínimo do Brasil, é um dos mais baixos da América do Sul.
Siga o @portaltpower
Conectado na notícia!
#Brasil #Politica #SalarioMinimo #Lula #Trabalho