Minas Gerais

Minas Gerais confirma foco de gripe aviária e decreta emergência sanitária

362

O governo de Minas Gerais confirmou, nesta terça-feira (27), um foco de gripe aviária no estado. A infecção foi identificada em uma ave ornamental criada em um sítio localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Diante da situação, o governador Romeu Zema (Novo) decretou emergência sanitária por 180 dias, por meio de uma edição especial do Diário Oficial.

Segundo o texto assinado pelo chefe do Executivo, as medidas de monitoramento, prevenção e análise de riscos serão adotadas em conjunto com o setor privado e órgãos públicos, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e os protocolos sanitários vigentes.

Em vídeo divulgado à imprensa, o vice-governador Mateus Simões (Novo) esclareceu que o contágio da ave ocorreu pela passagem de aves migratórias. “É um risco que infelizmente acontece. E repito, todas as providências estão sendo tomadas. Todos os recursos físicos, estruturais e financeiros estão já à disposição das nossas autoridades sanitárias e não há qualquer risco no consumo de carne ou de ovos”, reforçou.

@portaltpower
Conectado na notícia!

O caso representa o segundo registro da doença em Minas. Em 2023, um pato de vida livre foi diagnosticado com a Influenza Aviária de Baixa Patogenicidade (H9N2). Desta vez, trata-se da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), uma forma mais agressiva do vírus.

De acordo com nota oficial, as medidas adotadas seguem o Plano de Contingência da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, elaborado em 2022 após o primeiro foco da doença na América do Sul. O documento estabelece ações conjuntas entre União, Estados e o setor produtivo.

O governo ressaltou que, até o momento, não há qualquer impacto na produção avícola mineira. Entre as ações de controle estão a biosseguridade em granjas comerciais, campanhas de educação sanitária, vigilância em propriedades de risco, cadastro e vistoria de criatórios de subsistência, além de medidas sanitárias nas áreas com foco confirmado.

A transmissão da doença para humanos é considerada rara e, segundo o governo, só pode ocorrer em situações de exposição a altas cargas virais ou em pessoas com imunidade comprometida. “A Influenza Aviária não é transmitida pelos alimentos, desde que esses sejam bem cozidos”, destacou a nota.

TPOWER – @portaltpower
Conectado na notícia!

Artigos relacionados

Minas Gerais

Bancário sequestrado com família será indenizado em MG

A Justiça do Trabalho determinou o pagamento de R$ 30 mil por...

Minas Gerais

Diocese se pronuncia após padre dizer que não daria comunhão a apoiadores de Nikolas Ferreira em Minas

  A Diocese de Caratinga se pronunciou após a repercussão da fala...

Minas Gerais

MG: criança de 3 anos, desaparece após brincar em quintal; família está desesperada

A pequena Alice Maciel Lacerda Lisboa, de 03 anos, está desaparecida desde...

Minas Gerais

Mulher internada após usar caneta emagrecedora: o que se sabe sobre o caso e o produto

Uma mulher de 42 anos segue internada desde dezembro em estado grave,...

error: Content is protected !!