Minas Gerais

Minas Gerais confirma foco de gripe aviária e decreta emergência sanitária

311

O governo de Minas Gerais confirmou, nesta terça-feira (27), um foco de gripe aviária no estado. A infecção foi identificada em uma ave ornamental criada em um sítio localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Diante da situação, o governador Romeu Zema (Novo) decretou emergência sanitária por 180 dias, por meio de uma edição especial do Diário Oficial.

Segundo o texto assinado pelo chefe do Executivo, as medidas de monitoramento, prevenção e análise de riscos serão adotadas em conjunto com o setor privado e órgãos públicos, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e os protocolos sanitários vigentes.

Em vídeo divulgado à imprensa, o vice-governador Mateus Simões (Novo) esclareceu que o contágio da ave ocorreu pela passagem de aves migratórias. “É um risco que infelizmente acontece. E repito, todas as providências estão sendo tomadas. Todos os recursos físicos, estruturais e financeiros estão já à disposição das nossas autoridades sanitárias e não há qualquer risco no consumo de carne ou de ovos”, reforçou.

@portaltpower
Conectado na notícia!

O caso representa o segundo registro da doença em Minas. Em 2023, um pato de vida livre foi diagnosticado com a Influenza Aviária de Baixa Patogenicidade (H9N2). Desta vez, trata-se da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), uma forma mais agressiva do vírus.

De acordo com nota oficial, as medidas adotadas seguem o Plano de Contingência da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, elaborado em 2022 após o primeiro foco da doença na América do Sul. O documento estabelece ações conjuntas entre União, Estados e o setor produtivo.

O governo ressaltou que, até o momento, não há qualquer impacto na produção avícola mineira. Entre as ações de controle estão a biosseguridade em granjas comerciais, campanhas de educação sanitária, vigilância em propriedades de risco, cadastro e vistoria de criatórios de subsistência, além de medidas sanitárias nas áreas com foco confirmado.

A transmissão da doença para humanos é considerada rara e, segundo o governo, só pode ocorrer em situações de exposição a altas cargas virais ou em pessoas com imunidade comprometida. “A Influenza Aviária não é transmitida pelos alimentos, desde que esses sejam bem cozidos”, destacou a nota.

TPOWER – @portaltpower
Conectado na notícia!

Artigos relacionados

Minas Gerais

Criança atropelada durante “aula” com homem sem CNH é sepultada

Hariel Lucas Santos de Melo, de 2 anos, foi sepultado na tarde...

Minas Gerais

Adolescente em aula com homem sem CNH atropela e ma7a criança de 2 anos

  Uma criança de dois anos morreu após ser atropelada por um...

Minas Gerais

Com 1.178 vagas, inscrição para concurso da Polícia Penal de Minas vai até 22 de dezembro

  Estão abertas até às 14h de 22 de dezembro as inscrições...

Minas Gerais

Professora é flagrada em “situação íntima”com detento dentro de penitenciária em Minas

  Uma professora foi flagrada enquanto mantinha reIação s3xuaI com um detento...

error: Content is protected !!