NotíciasSul de Minas

Orientação sobre Semana Santa em escolas de Pouso Alegre gera polêmica

222

Um comunicado emitido pela Secretaria Municipal de Educação de Pouso Alegre, no Sul de Minas, por ocasião da Semana Santa, gerou insatisfação entre pais de alunos da rede pública. No documento, direcionado aos professores, consta a orientação: “Evitem-se atividades que façam referência direta a elementos próprios da fé cristã”.

A recomendação causou desconforto entre alguns responsáveis, que alegam que a Semana Santa está diretamente ligada ao cristianismo e celebra datas fundamentais dessa tradição religiosa, como a Sexta-feira da Paixão e o Domingo de Páscoa.

O que diz a prefeitura

Em nota oficial, a Prefeitura de Pouso Alegre esclareceu que “em nenhum momento se pretendeu desvalorizar ou omitir a figura de Jesus Cristo ou qualquer tradição religiosa”. A administração ressaltou que a rede municipal segue a legislação federal, que determina uma educação laica e inclusiva.

O comunicado ainda reforça que a intenção é valorizar princípios universais como solidariedade, respeito e partilha, garantindo que nenhuma criança ou família se sinta excluída ou desrespeitada quanto à liberdade de crença.

Luana Mendes, superintendente de Relações Institucionais da prefeitura, destacou que o comunicado não proíbe manifestações religiosas nas escolas, mas orienta os professores a adotarem diretrizes que contemplem a diversidade cultural e religiosa dos estudantes. “Em todas as datas comemorativas, a prefeitura dá orientações aos professores”, explicou.

Certo ou errado?

Para Guelda Andrade, secretária de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a medida adotada pela Secretaria de Educação de Pouso Alegre está em conformidade com a legislação. “A escola é um espaço plural. Deve respeitar a diversidade religiosa e cultural com base em princípios éticos e humanos”, afirma.

Segundo ela, cabe às famílias a responsabilidade de ensinar suas crenças religiosas em casa. “A escola não deve professar nenhuma fé, pois ao supervalorizar uma crença, desconsidera-se a existência das demais”, conclui.

TPOWER – @portaltpower
Conectado na notícia!

Foto: @photo.pousoalegre

Artigos relacionados

Sul de Minas

Homem invade sorveteria no centro de Elói Mendes durante a madrugada

Um homem invadiu uma sorveteria localizada na rua Benjamin Constant, no centro...

Sul de Minas

Polícia Civil prende homem investigado por violência doméstica em Alfenas

A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu preventivamente, na sexta-feira (6), um...

Sul de Minas

Seis apostas do Sul de Minas ficam por um número de prêmio milionário da Mega-Sena

O prêmio acumulado de R$ 141.844.705,71 da Mega-Sena saiu para uma única...

Sul de Minas

Adolescente morre após troca de tiros com a PM em Elói Mendes

Um adolescente de 17 anos morreu após uma troca de tiros com...

error: Content is protected !!