O prefeito de Machado (MG), Maycon Willian da Silva, acompanhado do vice-prefeito Joel Nogueira Mendes, secretário municipal de Cultura e Turismo, João Alexandre Moura, do assessor especial de gabinete, Rafael Willian, e do padre Luciano, da paróquia Sagrada Família e Santo Antônio de Machado, esteve neste dia 3 de novembro, em Taubaté (SP), para uma visita especial ao reverendíssimo Padre José Fernandes de Oliveira, o consagrado Padre Zezinho.
Na ocasião, o município de Machado concedeu ao padre o Prêmio do Patrimônio Cultural de Machado, em reconhecimento à sua notável contribuição religiosa, literária, musical, cultural e de evangelização ao povo brasileiro, com destaque ao carinho e orgulho dedicados aos seus conterrâneos machadenses.
A homenagem, proposta pelo chefe do Executivo Municipal, foi deliberada na 76ª reunião ordinária do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Machado, realizada em 11 de agosto de 2025, conforme o artigo 40 da Lei Municipal nº 2.755/2017.
A cerimônia de entrega aconteceu no Convento Sagrado Coração de Jesus, conhecido como Conventinho, onde Padre Zezinho reside. Além do prêmio, foram entregues produtos típicos de Machado e fotografias da casa onde o padre nasceu, um pedido pessoal feito pelo próprio homenageado ao prefeito Maycon Willian.
A programação incluiu um almoço oferecido pela reitoria do Convento e uma visita ao Acervo Histórico e Cultural de Padre Zezinho.
Em um gesto simbólico de fé e gratidão, a bandeira oficial de Machado foi levada para ser benzida pelo padre, em homenagem a todo o povo machadense.
Aos 84 anos, Padre Zezinho segue como uma das maiores referências da música cristã no Brasil e no mundo. Natural de Machado, nascido em 1941, o religioso é cantor, compositor e escritor, com mais de 3 mil músicas, 1.700 composições, mais de 100 livros publicados e indicações ao Grammy Latino de Melhor Música Cristã. Com 59 anos de ordenação sacerdotal, Padre Zezinho sempre se define com humildade: “Sou um padre que canta, não um cantor que é padre.”