São Paulo

Pé na treta: Ubatuba está entre as cidades com mais registros de crimes envolvendo hospedagens

82

A procura por hospedagens via aplicativos de imóveis tem crescido a cada ano no Brasil, impulsionada pela facilidade e variedade de preços. No entanto, junto com a popularização das plataformas, aumentam também os registros de crimes envolvendo esse tipo de serviço. Um levantamento baseado na Lei de Acesso à Informação revelou que, entre 2014 e 2024, foram registrados 1.815 boletins de ocorrência mencionando plataformas como Airbnb, Quinto Andar, Zap Imóveis e Airono.

Só em 2024, houve um aumento de 20% nos casos. O crime mais comum é o estelionato, que representa 44% das ocorrências (807 casos). A prática envolve, geralmente, falsos anunciantes que convencem as vítimas a pagarem por hospedagens inexistentes — e só ao chegar no local, o golpe é descoberto.

O segundo crime mais registrado é o furto, com 332 denúncias (18%). Nesses casos, hóspedes levam objetos ou pertences do imóvel ou do proprietário. Já o mau comportamento aparece em 245 registros (13%), mas nem sempre configura crime. Também foram relatados casos de roubo (74 registros – 4%), injúria (65 – 3,6%), dano (34 – 1,9%) e ameaça (31 – 1,7%).

A plataforma Airono lidera os registros com 1.481 denúncias. A capital paulista é a cidade com maior número de ocorrências, somando 945 casos, o que representa 52% do total. Em seguida, aparecem Campinas (65), Ubatuba (56), Praia Grande (56), Guarujá (52), Guarulhos (30) e Santo André (28).

TPOWER – @portaltpower
Conectado na notícia!

Artigos relacionados

São Paulo

Trio é preso após roubo e golpe da maquininha em Ubatuba

Durante patrulhamento realizado por equipes do 20° Batalhão da Polícia Militar, policiais...

São Paulo

Identificados os dois jovens que morreram em grave acidente entre Franca e Ribeirão Corrente

Foram identificados os dois jovens que perderam a vida em um trágico...

São Paulo

Impacto violento contra poste mata dois jovens

Dois jovens morreram na tarde deste sábado (2) após um grave acidente...

São Paulo

Padrasto confessa ter envenenado jovem com chumbinho e deve responder por homicídio qualificado

A investigação sobre a morte de Lucas da Silva Santos, de 19...