A família de Cleidiane da Silva Costa, de Paraguaçu, está pedindo ajuda para conseguir doadores de sangue. Ela precisa de 33 doadores do tipo O+ (positivo) ou O- (negativo).
As doações devem ser feitas no Núcleo Hemoterápico da Santa Casa de Alfenas (NHSCA), localizado na Rua Bias Fortes, 556, no Centro de Alfenas (MG).
Quem puder ajudar pode entrar em contato pelo telefone (35) 99157-7156 e falar com Claudiney – Teté.
Direito dos doadores de sangue
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê, em seu artigo 473, que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue comprovada.
A Lei 1.075 de 27 de março de 1950 dá direito à dispensa do ponto, no dia da doação de sangue para o funcionário público civil de autarquia ou militar).
Idade para doação de sangue
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Pessoas com mais de 60 anos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos, independente do sexo, e devem respeitar o intervalo mínimo de seis meses entre as doações. Se você doou em outro serviço de hemoterapia, apresente um comprovante para poder doar.
Atenção, se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17, só poderão doar mediante a apresentação de autorização de responsável legal. É necessária a apresentação de fotocópia do documento de identificação do responsável que autorizou a doação.
Intervalo entre doações
Mulheres
Podem doar sangue com um intervalo de 90 dias entre uma doação de sangue total e outra, até no máximo três vezes em um período de 12 meses.
Homens
Podem doar sangue com um intervalo de 60 dias entre uma doação de sangue total e outra, até, no máximo, quatro vezes em um período de 12 meses.