Pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira (28) indica um cenário de equilíbrio entre os dois principais nomes da política nacional. Se as eleições presidenciais fossem realizadas neste domingo (31), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria 45,4% das intenções de voto, enquanto o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 44,6%.
O levantamento também apontou mudanças na avaliação dos dois líderes. A imagem positiva de Lula apresentou queda, passando de 51% em agosto, contra 48% registrados em julho. Já Bolsonaro manteve-se em relativa estabilidade, com pequena variação: 55% em julho para 53% neste mês.
📲Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp do tpower
A pesquisa ouviu 6.238 pessoas entre os dias 20 e 25 de agosto, utilizando o método de recrutamento digital aleatório (Atlas RDR), com aplicação de questionários on-line. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos, em um nível de confiança de 95%.
Bolsonaro inelegível
Em junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornou Bolsonaro inelegível por oito anos, entendendo que ele cometeu abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação, ao reunir embaixadores, em julho de 2022, para atacar, sem provas, o sistema eleitoral.
Posteriormente, Bolsonaro foi condenado novamente à inelegibilidade pelo TSE, desta vez por abuso de poder político e econômico durante as cerimônias do Bicentenário da Independência, em 7 de setembro de 2022, durante a campanha eleitoral.
tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!