A Polícia Militar de Meio Ambiente interrompeu, nesta segunda-feira (1º), uma operação clandestina de extração e beneficiamento de ouro realizada nos rios Verde e Lambari, na região de Três Corações e Cambuquira. Durante a ação, os militares encontraram duas balsas de dragagem em funcionamento, onde 13 trabalhadores atuavam sem qualquer tipo de licença.
De acordo com a fiscalização, nenhuma documentação ambiental, minerária ou trabalhista foi apresentada no local. O responsável pelo garimpo, um homem de 50 anos, natural de Catalão (GO), mostrou apenas uma autorização de pesquisa mineral — documento que não permite a atividade que estava sendo executada. A equipe constatou a extração efetiva de ouro, caracterizando mineração ilegal.
As atividades foram suspensas e o suspeito acabou preso em flagrante. Dois conjuntos completos de dragas e duas embarcações equipadas com motor de popa foram apreendidos. O caso foi encaminhado para os órgãos responsáveis para as medidas ambientais, criminais e trabalhistas.
O homem ainda recebeu multa de aproximadamente R$ 146 mil e foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal em Varginha.