Na noite deste domingo (26), a Polícia Militar Rodoviária prendeu dois homens na Rodovia Agnaldo Salles (MGC-491), quilômetro 236, entre Varginha e Elói Mendes, durante uma operação de fiscalização. A ação resultou na apreensão de 33 pássaros silvestres da espécie trinca-ferro, transportados em condições inadequadas.
As equipes da PMRV abordaram um Volkswagen Polo com dois ocupantes, de 32 e 29 anos. Durante a abordagem, os suspeitos apresentaram contradições sobre o trajeto e o motivo da viagem, levantando suspeitas.
Ao vistoriar o veículo, os policiais encontraram no porta-malas caixas de leite com furos, vedadas com fita crepe. Os ocupantes informaram que os recipientes continham pássaros trinca-ferro, que haviam sido retirados da fauna silvestre em Machado com o objetivo de comercialização na capital mineira.
Um médico veterinário constatou maus-tratos aos animais, que foram encaminhados à Polícia Militar do Meio Ambiente para os procedimentos legais. O veículo foi apreendido, e os autores assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelos crimes ambientais, sendo liberados posteriormente.