Minas Gerais

Pré-candidatos são expulsos da UFMG após confusão e relatam furto de equipamentos

259

Uma ação de dois pré-candidatos ligados ao bolsonarismo terminou em tumulto e retirada forçada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nesta quarta-feira (22). Douglas Garcia e Marília Amaral estavam em frente à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) gravando vídeos e propondo um desafio a estudantes: pagar R$ 500 via Pix a quem “provasse” que Luiz Inácio Lula da Silva seria melhor para o Brasil do que Jair Bolsonaro.

Douglas Garcia, de São Paulo, é pré-candidato a deputado estadual. Já Marília Amaral, natural de Pouso Alegre (MG), também é pré-candidata e tem ligação com a política mineira. A provocação gerou reação imediata de estudantes, que se concentraram no local com gritos de protesto. A gravação foi interrompida e houve discussão, seguida de confronto físico. Um vídeo divulgado pelo diretório acadêmico acusa os pré-candidatos de agressão e uso de gás de pimenta. Eles negam e afirmam ter sido vítimas de ataques.

Segundo Douglas Garcia e Marília Amaral, dois estudantes ainda teriam subtraído equipamentos utilizados na gravação durante a confusão. A informação não foi confirmada por outras fontes até o momento.

Douglas Garcia relatou ferimento na região do olho. Marília Amaral também disse ter sofrido violência. Segundo a assessoria, ele agiu para protegê-la durante o episódio.

A segurança da universidade interveio e determinou a saída da dupla do campus. Os pré-candidatos afirmaram que não comunicaram previamente a visita por estarem em espaço público.

Em nota, a equipe de Douglas Garcia classificou o episódio como um atentado à liberdade de expressão e criticou a reação de estudantes. Marília Amaral é pré-candidata à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, enquanto Garcia disputa vaga de deputado estadual em São Paulo. Na semana anterior, ela esteve na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!

Artigos relacionados

Minas Gerais

Pesquisa aponta possível vitória de Cleitinho no 1º turno em Minas

Pesquisa do Instituto IPAN/Panorama, divulgada nesta sexta-feira (2), mostra o senador Cleitinho...

Minas Gerais

Datafolha: Lula tem 42% e Flávio Bolsonaro, 36% em Minas Gerais

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (2) aponta Luiz Inácio Lula da Silva...

Minas Gerais

Família sobrevive após carro ser esmagado entre carreta e caminhão na BR-251

Uma família sobreviveu a um grave acidente neste domingo (20), na BR-251,...

Minas Gerais

Homem que tentou “arrancar o útero” da ex nega estupro e diz estar arrependido

Kássio Fernando dos Santos Ragazzi, acusado de tentar arrancar o útero da...