Sul de Minas

Primeira mulher a comandar a PMMG leva para o cargo os ensinamentos da mãe

114

A coronel Cleide Barcelos dos Reis Rodrigues entrou para a história ao se tornar a primeira mulher a assumir o comando-geral da Polícia Militar de Minas Gerais. Por trás da conquista inédita está uma trajetória marcada por trabalho, disciplina e pelos ensinamentos da mãe, Maria Geralda Barcelos dos Reis.

Criada em uma família simples, Cleide cresceu ao lado de três irmãos em uma casa onde todos tinham responsabilidades. Segundo a comandante, desde cedo os filhos aprendiam que as tarefas precisavam ser feitas, sem espaço para escolher o que gostavam ou não de fazer.

Nos momentos de dificuldade financeira, dona Maria Geralda utilizava o fogão a lenha e os alimentos produzidos no quintal para ajudar no sustento da família. Já o pai, José Teodoro, conciliava a carreira militar com a venda de hortaliças para complementar a renda.

A mãe relembra que Cleide sempre teve um perfil protetor com os irmãos mais novos. Além da disciplina, a família cultivou valores como respeito, honestidade e união, princípios que acompanharam a coronel ao longo da carreira.

Ao comentar a conquista da filha, dona Maria Geralda resumiu sua visão sobre a vida com uma frase que chamou atenção: “A coisa mais pesada que a mulher faz é parir e criar filho. O resto, a gente leva na maciota”.

Hoje, à frente da maior força de segurança do estado, Cleide carrega consigo as lições aprendidas dentro de casa, transformando uma história de origem humilde em um marco para a Polícia Militar de Minas Gerais.

tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!

Artigos relacionados

Sul de Minas

Capotamento deixa uma pessoa morta e outra ferida na MG-167

Um capotamento mobilizou equipes de emergência por volta das 19h30 desta quinta-feira...

Sul de Minas

Incêndio atinge casa com três crianças sozinhas e mãe é presa

Uma mulher de 25 anos foi presa pela Polícia Militar nesta quinta-feira...

Sul de Minas

Faleceu Paulo Ricardo de Souza Custódio

Faleceu Paulo Ricardo de Souza Custódio, conhecido como Tuty, filho da Coca....

Sul de Minas

Pai e filho morrem após colisão entre caminhão e Hilux na MGC-267 em Campanha

Duas pessoas morreram após uma colisão entre um caminhão carregado de ração...