A Rodovia Fernão Dias passará por um novo processo de concessão. O Ministério dos Transportes, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), confirmou o edital do leilão e agendou a disputa para esta quinta-feira (11), na B3, em São Paulo.
O contrato atual foi repactuado com a operadora em atividade e contou com validação prévia do Tribunal de Contas da União (TCU). Com a abertura do processo, novos grupos privados poderão disputar o controle da rodovia.
Com 569 quilômetros de extensão, a Fernão Dias liga Belo Horizonte a São Paulo, atravessando 33 municípios — 17 deles no Sul de Minas. O tráfego médio diário ultrapassa 61 mil veículos por praça de pedágio, sendo 37% composto por caminhões, índices que reforçam a relevância econômica e logística da via.
Entre as melhorias previstas para os próximos dez anos estão 108 km de faixas adicionais, 14 km de vias marginais, 9 km de correções de traçado, 29 passarelas, 17 interseções otimizadas, 62 acessos aprimorados, seis passagens de fauna, duas áreas de escape e novos túneis. O contrato valerá até 2040, com possibilidade de renovação por mais 15 anos. O modelo atualizado prevê cerca de R$ 15 bilhões em investimentos, incluindo um processo competitivo para possível troca de controle da concessionária Autopista Fernão Dias S.A.