Sul de Minas

Samu pode colapsar por falta de repasses federais, alerta Cissul

125

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (Cissul), responsável pela administração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em 154 municípios do Sul e Sudeste de Minas Gerais, emitiu um alerta preocupante: o serviço corre risco de colapso devido à defasagem nos repasses financeiros por parte do governo federal.

Segundo o Cissul, a União deveria arcar com 50% do custeio do Samu, mas o valor repassado atualmente chega a apenas 27%. A defasagem compromete diretamente a manutenção de itens essenciais como medicamentos, equipamentos e até mesmo combustível para as ambulâncias. Os demais 50% do financiamento são divididos igualmente entre o governo estadual e os municípios, com 25% cada.

📲Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp do tpower

📸 Siga o tpower no Instagram

Diante da situação crítica, o consórcio e outros gestores regionais de saúde encaminharam um ofício à bancada federal mineira solicitando providências urgentes para evitar a interrupção do serviço. Reuniões com o Ministério da Saúde e o Governo de Minas Gerais também já foram realizadas.

Em resposta, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou, por meio de nota, que os repasses do governo estadual seguem sendo feitos regularmente, conforme as normativas vigentes. No caso específico do Cissul, o custo mensal do Samu gira em torno de R$ 5.561.173,34, sendo que 57,1% desse valor é custeado pelo Estado.

tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!

Artigos relacionados

Sul de Minas

Incêndio destrói residência em Varginha (MG)

  Nesta sexta-feira (19),em Varginha (MG), o Corpo de Bombeiros combateu um...

ParaguaçuSul de Minas

Paraguaçu tem PIB per capita divulgado pelo IBGE; confira a posição de municípios do Sul de Minas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (19)...

Sul de Minas

Capotamento deixa duas mulheres e três crianças feridas na MG-179, em Machado

Um capotamento de veículo mobilizou equipes de emergência na madrugada desta data...

Sul de Minas

Ataque de pitbull deixa mulher e criança de 3 anos feridas em São Sebastião do Paraíso

Uma mulher de 30 anos e sua filha, de 3 anos, ficaram...

error: Content is protected !!