Minas Gerais

Sepse provoca quase 2 mil mortes de crianças em Minas Gerais em 2025

5

A sepse, conhecida como infecção generalizada, já causou 1.872 mortes de crianças de até 12 anos em Minas Gerais entre janeiro e agosto de 2025. Isso equivale a uma média de 234 óbitos por mês. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e pela Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp).

Apesar do número preocupante, o total ainda é inferior ao registrado em 2024, quando foram contabilizados 3.915 óbitos. Neste ano, 1.381 crianças precisaram de internação hospitalar com sintomas relacionados à doença, como septicemia estreptocócica e septicemia bacteriana em recém-nascidos.

A Sobrasp alerta que a sepse é considerada uma das principais causas de morte evitável em hospitais. Geralmente causada por bactérias, também pode ter origem em vírus, parasitas ou fungos. A maioria dos casos é adquirida em ambientes de assistência à saúde, sendo as chamadas Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) os eventos mais frequentes.

Segundo a entidade, a resistência antimicrobiana é um dos maiores desafios, pois dificulta o tratamento, acelera a evolução da doença e aumenta o risco de choque séptico. Crianças, recém-nascidos, idosos, gestantes e pessoas com o sistema imunológico enfraquecido estão entre os grupos mais vulneráveis.

Entre as medidas de prevenção estão: higiene frequente das mãos, vacinação em dia, diagnóstico precoce, tratamento adequado e acesso a saneamento básico e água potável de qualidade.

Artigos relacionados

Minas Gerais

Avó é presa suspeita de envenenar as netas em MG; uma delas morreu

Uma mulher de 59 anos foi presa pela Polícia Civil (PCMG) em...

Minas Gerais

Pai e filho morrem afogados em lagoa

Uma tragédia marcou o fim de semana em Pedro Leopoldo, na Região...

Minas GeraisSão Paulo

Rodovia Fernão Dias terá novo leilão de concessão em dezembro

A Rodovia Fernão Dias (BR-381) terá um novo processo de concessão. O...

Minas Gerais

Exigência do CRLV começa na segunda-feira em Minas

Cerca de 3 milhões de veículos estão irregulares em Minas Gerais, o...

error: Content is protected !!