Brasil

STF já condenou 643 envolvidos nos atos de 8 de janeiro

108

A Procuradoria-Geral da República (PGR) divulgou um novo balanço sobre as condenações dos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas, em Brasília. De acordo com os dados, o Supremo Tribunal Federal (STF) já sentenciou 643 acusados pelos crimes cometidos naquele dia.

As condenações envolvem pessoas que participaram diretamente das invasões ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal. Os réus foram penalizados por crimes como associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado. As penas variam de 3 a 17 anos de prisão, além da obrigação de pagar, solidariamente, R$ 30 milhões em indenizações pelos danos causados, incluindo destruição de obras de arte, móveis históricos, estofados e equipamentos eletrônicos.

📲Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp do tpower

📸 Siga o tpower no Instagram

Além dos condenados, a PGR informou que 555 acusados firmaram acordos de não persecução penal (ANPP). Esses indivíduos estavam acampados em frente ao quartel do Exército em Brasília e foram denunciados por associação criminosa e incitação aos atos. Como não participaram diretamente da depredação, os acordos permitiram a substituição das penas por medidas alternativas.

Nesse caso, as penas de um ano de prisão foram substituídas por prestação de serviços comunitários e participação obrigatória em cursos sobre democracia. Também foram impostas sanções como a retenção de passaportes, revogação do porte de armas e o pagamento solidário de R$ 5 milhões por danos morais coletivos.

tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!

Artigos relacionados

AgroBrasil

EUA reduzem tarifas de importação sobre produtos alimentícios; impacto para o Brasil ainda é limitado

Os Estados Unidos reduziram, na noite desta sexta-feira (14), as tarifas de...

Brasil

Tentativa de assalto termina com criminoso atropelado

Uma tentativa de assalto na rua Porto Vitória, no bairro Curicica, zona...

Brasil

Carros com 20 anos poderão ficar livres do IPVA em todo o Brasil

A Câmara dos Deputados deu um novo passo na discussão sobre a...

Brasil

Turma do STF torna ex-assessor de Alexandre de Moraes réu por vazamento de informações

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por unanimidade, tornar réu...

error: Content is protected !!