Sul de Minas

Supermercado de Varginha é condenado por constranger consumidor dentro da loja

309

A 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve sentença da Comarca de Varginha que condenou o Supermercado M. M. D. a indenizar um consumidor por danos morais, em R$ 10 mil, devido a uma acusação de consumo de pães de queijo que não foram comprados.

Segundo a peça processual, no dia 28/9 de 2023, o consumidor estava no estabelecimento com sua mãe e seu filho e, quando foram levar as compras ao caixa, foi acusado pelo gerente, de forma vexatória, perante a todos que ali estavam, de consumir pães de queijo sem ter pagado por eles. O cliente negou tal prática e pediu a filmagem ao estabelecimento.

O gerente negou a disponibilização das gravações e assumiu o erro, mas argumentou que a abordagem não foi vexatória, a ponto de causar danos morais ao consumidor. O funcionário reiterou que a abordagem foi legítima e não causou danos ao cliente. Esse argumento não foi acolhido pelo juízo de 1ª instância, que fixou o valor da indenização em R$ 10 mil.

📲Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp do tpower

📸 Siga o tpower no Instagram

Ambas as partes recorreram. O relator, desembargador Leonardo de Faria Beraldo, manteve a decisão. O magistrado fundamentou que “se os elementos de prova coligidos aos autos comprovam que os prepostos do estabelecimento comercial requerido, ultrapassando os limites convencionais do seu dever de fiscalização, abordaram o autor e lhe acusaram equivocadamente de ter consumido alimentos no local, mostram- se presentes os danos morais indenizáveis”.

Além disso, o magistrado entendeu que o valor da indenização fixada em 1ª instância cumpria o objetivo do instituto jurídico, pois não se tratava de valor irrisório, mas também não causava enriquecimento sem causa.

Os desembargadores Pedro Bernardes de Oliveira e Luiz Artur Hilário votaram de acordo com o relator.

tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!

Fonte: TJMG

 

 

Artigos relacionados

ParaguaçuSul de Minas

Falece aos 43 anos Marcelo Oscar Olímpio, músico do grupo de pagode Agora é Nóis

O músico Marcelo Oscar Olímpio faleceu aos 43 anos no Hospital Regional...

Sul de Minas

Agressões contra gestante terminam com perda de bebê em Pouso Alegre

Um bebê foi encontrado morto dentro de uma residência no bairro Ypiranga,...

Sul de Minas

Casal fica ferido após motocicleta derrapar em mancha de óleo em Alfenas

Um casal ficou ferido após sofrer uma queda de motocicleta na Rua...

Sul de Minas

Frio intenso congela camisa durante primeira geada do outono em Monte Verde

Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG), amanheceu coberta pela primeira geada do...