Brasil

SUS vai oferecer implante contraceptivo gratuito para mulheres de todo o Brasil

101

Uma nova política pública promete ampliar o acesso das brasileiras ao planejamento reprodutivo: o Sistema Único de Saúde (SUS) vai começar a oferecer, de forma gratuita, o Implanon — um moderno implante contraceptivo com eficácia de até três anos.

Segundo o Ministério da Saúde, o Implanon é considerado vantajoso por sua longa duração, alta eficácia e facilidade de uso. Em clínicas particulares, o dispositivo custa entre R$ 3 mil e R$ 4 mil, valor que passará a ser totalmente coberto pelo SUS. Além do benefício direto às mulheres, a medida tem potencial para reduzir em até 25% a taxa de mortalidade materna no país.

📲Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp do tpower

Até 2026, serão distribuídos 1,8 milhão de unidades do Implanon em todo o território nacional. O dispositivo é um pequeno bastão flexível inserido sob a pele do braço da mulher, em procedimento rápido e praticamente indolor. Ele libera, de forma contínua, hormônios que impedem a ovulação, prevenindo a gravidez.

O contraceptivo atua por até três anos sem necessidade de intervenções durante o período. Após esse prazo, o implante deve ser retirado por profissionais de saúde qualificados e, se desejado, pode ser substituído imediatamente. A fertilidade é retomada rapidamente após a retirada do dispositivo.

📸 Siga o tpower no Instagram

A ampliação da oferta será acompanhada de estratégias de capacitação teórica e prática para médicos e enfermeiros, que são os únicos profissionais autorizados a fazer a inserção e a retirada do implante. A portaria que oficializa a implementação da medida será publicada nos próximos dias. A partir disso, o Ministério da Saúde terá até 180 dias para atualizar diretrizes clínicas, adquirir os dispositivos e iniciar a distribuição.

A iniciativa representa um avanço significativo no acesso à saúde da mulher e no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao planejamento familiar.

tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!

Artigos relacionados

Brasil

Câmara aprova projeto de licença-menstrual

  A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana um projeto que estabelece...

Brasil

Lula sanciona lei proposta por Moro que busca endurecer combate ao crime organizado

Foi sancionada pelo presidente Lula nesta quinta-feira (30) uma lei que cria...

Brasil

“De vítimas, só tivemos os policiais”, diz o governador sobre megaoperação no Rio

Durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (29), o governador do Rio de...

Brasil

Mensagens revelam que chefes do Comando Vermelho organizavam torturas e punições em comunidades do Rio

As investigações que deram origem à megaoperação desta terça-feira (28) — a...

error: Content is protected !!