Brasil

Venezuela impõe tarifas sobre produtos brasileiros mesmo devendo mais de R$ 10 bilhões ao Brasil

375

Enquanto acumula uma dívida superior a R$ 10,3 bilhões com o Brasil, a Venezuela surpreendeu ao impor, nesta quarta-feira (24), tarifas de importação que variam entre 15% e 77% sobre produtos brasileiros. A medida contraria um acordo comercial firmado entre os dois países em 2014, que previa isenção para mercadorias com certificado de origem.

A decisão, que pegou de surpresa empresários e autoridades brasileiras, pode afetar diretamente as exportações nacionais para o país vizinho. Até então, os produtos brasileiros entravam na Venezuela sem a cobrança dessas tarifas, o que fomentava o comércio bilateral. Com a nova regra, a competitividade de itens nacionais no mercado venezuelano pode ser drasticamente reduzida.

A Câmara de Comércio Brasil-Venezuela busca explicações urgentes para o rompimento do acordo.

Dívida bilionária

O governo venezuelano mantém uma dívida bilionária com o Brasil, resultante de operações de crédito para exportações — muitas delas ligadas a grandes obras de infraestrutura realizadas no país ao longo dos últimos 20 anos, como metrôs, estaleiros e siderúrgicas. Esses contratos foram financiados principalmente por meio do BNDES, e a inadimplência vem se arrastando há anos, sem qualquer sinal de quitação ou negociação.

A imposição das tarifas em meio à dívida crescente agrava as tensões comerciais entre os países e gera críticas por parte do setor produtivo brasileiro.

tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!

Artigos relacionados

Brasil

Recolhimento de produtos da Ypê: veja o que fazer e como entrar em contato com a empresa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orientou consumidores a interromper imediatamente...

Brasil

IPVA pode mudar e passar a ser cobrado pelo peso dos veículos

Uma proposta em análise na Câmara dos Deputados pode mudar a forma...

BrasilMinas Gerais

Pesquisa Atlas: Minas mostra cenário imprevisível com empate na eleição presidencial

  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em cenário...

Criança celular
Brasil

Meta firma acordo para combater trabalho infantil irregular nas redes sociais

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público de São...