Brasil

STF começa a julgar recursos de Jair Bolsonaro e outros réus condenados por tentativa de golpe de Estado

165

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, nesta sexta-feira (7), o julgamento dos recursos apresentados pelas defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros seis condenados por envolvimento na tentativa de golpe de Estado de 2022. As penas fixadas anteriormente pelo tribunal variam entre 16 anos e 27 anos e três meses de prisão.

Nos pedidos, os advogados buscam reduzir as punições impostas, alegando omissões e contradições nas decisões. Entre os principais pontos questionados estão o papel de liderança atribuído a Bolsonaro, a validade da delação de Mauro Cid, a caracterização da violência nas ações, a ligação com os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 — quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas —, além do cálculo das penas e da aplicação simultânea de dois crimes contra a democracia.

@portaltpower Conectado na notícia!

O julgamento está previsto para ocorrer até o dia 14 de novembro, caso não haja pedido de vista (para mais tempo de análise) ou destaque (que transferiria o caso para o plenário presencial). Após esta etapa, as defesas ainda poderão apresentar novos embargos de declaração, caso entendam que persistem dúvidas ou pontos sem esclarecimento.

📲Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp do tpower

A execução das penas só começará quando a decisão da Primeira Turma for definitiva — ou seja, sem possibilidade de novos recursos. Ainda não há uma data definida para isso.

Se o julgamento for concluído e a decisão mantida, as defesas poderão solicitar que o período de prisão domiciliar seja descontado da pena. O STF ainda deve decidir se essa dedução será aceita, já que os processos são distintos, embora relacionados. Também é possível que a defesa de Bolsonaro peça o cumprimento da pena em regime domiciliar, citando a idade do ex-presidente como justificativa.

📸 Siga o tpower no Instagram

tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!

Artigos relacionados

Brasil

Recolhimento de produtos da Ypê: veja o que fazer e como entrar em contato com a empresa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orientou consumidores a interromper imediatamente...

Brasil

IPVA pode mudar e passar a ser cobrado pelo peso dos veículos

Uma proposta em análise na Câmara dos Deputados pode mudar a forma...

BrasilMinas Gerais

Pesquisa Atlas: Minas mostra cenário imprevisível com empate na eleição presidencial

  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em cenário...

Criança celular
Brasil

Meta firma acordo para combater trabalho infantil irregular nas redes sociais

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público de São...