O Brasil vive uma transformação inédita nos hábitos de consumo. Segundo o Levantamento Nacional sobre Padrões de Consumo de Álcool e Drogas (Lenad III), conduzido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 64% da população declarou não consumir bebidas alcoólicas em 2025. O índice representa um aumento de 9 pontos percentuais em relação a 2023, consolidando uma tendência de sobriedade no país.
A Geração Z está à frente dessa mudança. Entre jovens de 18 a 24 anos, a taxa de abstinência subiu de 46% para 64% em apenas dois anos. O consumo abusivo também caiu significativamente nesse grupo, passando de 20% para 13%.
@portaltpower Conectado na notícia!
A pesquisa identificou ainda que a sobriedade cresceu entre as classes A/B — de 44% para 55% — e entre pessoas com ensino superior, que saltou de 49% para 62%.
Apesar do avanço, o consumo abusivo de álcool ainda afeta 15% da população. Especialistas alertam para o aumento desse padrão entre pessoas com 55 anos ou mais. O uso nocivo da substância segue sendo um grave problema de saúde pública, relacionado a 73.019 mortes em 2023 e a mais de 418 mil internações em 2024.
📲Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp do tpower
Como foi feita a pesquisa
O Lenad III ouviu 1.981 pessoas em todo o país no mês de setembro de 2025. O levantamento incluiu homens e mulheres com 18 anos ou mais, de diferentes classes socioeconômicas (A, B, C e DE). A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, com 95% de intervalo de confiança.
tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!