Brasil

Senado aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados no 8 de janeiro

93

A aprovação do Projeto de Lei da Dosimetria no Senado, na noite de quarta-feira (17/12), representou uma derrota em diferentes frentes para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar disso, o resultado final transfere ao chefe do Executivo a decisão sobre o futuro político de seu principal adversário, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Com aval tanto da Câmara dos Deputados quanto do Senado Federal, o Projeto de Lei nº 2.162/2023 segue agora para sanção presidencial. Em tese, o Palácio do Planalto tem prazo de 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta. No entanto, Lula já indicou publicamente, em mais de uma ocasião nas últimas semanas, a intenção de vetar integralmente o texto. Caso isso ocorra, caberá ao Congresso decidir se mantém ou derruba o veto.

@portaltpower – Conectado na notícia!

“Quando chegar à minha mesa, eu tomarei a decisão. Tomarei eu e Deus, sentado na minha mesa, eu tomarei a decisão. Eu farei aquilo que eu entender o que deve ser feito, porque ele [Bolsonaro] tem que pagar pela tentativa de golpe, pela tentativa de destruir a democracia que ele fez neste país. Ele sabe disso. Não adianta ficar choramingando agora”, disse Lula em 11 de dezembro.

No plenário do Senado, o placar foi de 48 votos favoráveis e 25 contrários. O resultado foi comemorado por aliados e apoiadores de Jair Bolsonaro, já que, com a mudança na dosimetria, o tempo de regime fechado pela condenação por tentativa de golpe de Estado pode cair para cerca de três anos, em vez dos atuais 27 anos e 3 meses. Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, desde o fim de novembro.

Se houver veto presidencial, o texto retorna ao Congresso Nacional. Deputados e senadores deverão decidir se mantêm ou derrubam a decisão do presidente. Para a derrubada do veto, são necessários os votos de ao menos 257 deputados e 41 senadores. Caso o veto seja derrubado, a proposta passa a valer como lei.

 

Artigos relacionados

Brasil

Pai mata filha de 15 anos com golpes de machado e tira a própria vida na Bahia

Uma adolescente de 15 anos foi encontrada morta após sair de casa...

Brasil

Projeto cria 13º salário para beneficiários do Bolsa Família

Um projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados pode garantir...

Brasil

Nova lei pode criar taxa para circulação de veículos nas cidades

O Congresso Nacional deu um passo decisivo na criação do novo marco...

Brasil

Caso “pintou um clima”: STF decidirá recurso de Bolsonaro contra multa de R$ 150 mil

O recurso apresentado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a condenação ao...

error: Content is protected !!