O Brasil criticou duramente nesta terça-feira (23) o uso de tarifas como ferramenta de pressão política durante reunião do Conselho Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra. Sem mencionar diretamente os autores da ameaça, o país se referiu à intenção de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto.
No discurso, a delegação brasileira alertou os demais 165 países-membros da OMC sobre o que classificou como “uma mudança extremamente perigosa em direção ao uso de tarifas como uma ferramenta em tentativas de interferir nos assuntos internos”. O Brasil também fez um apelo pela aceleração da reforma do sistema multilateral de comércio, baseado em regras comuns e previsíveis.
Durante o encontro, 40 países expressaram apoio à manutenção do atual sistema comercial global e à importância de uma reforma na OMC. Entre eles estavam a União Europeia (representando 27 países), China, Índia, Colômbia, Peru, Malásia, Canadá e Camarões.
O posicionamento brasileiro evidencia uma crescente preocupação de nações em desenvolvimento com o enfraquecimento das normas que regem o comércio internacional e a escalada de medidas unilaterais que comprometem a previsibilidade e a estabilidade dos mercados.
tpower – @portaltpower
Conectado na notícia!