Brasil

Com tarifaço de Trump, gasolina, alimentos e eletrônicos podem subir no Brasil

158

Nesta quarta-feira (30/7), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou o decreto que oficializa o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros. A medida deve impactar a economia nacional e, consequentemente, afetar o bolso de milhões de brasileiros, mesmo daqueles que não atuam diretamente com exportações.

A expectativa é que, com a entrada em vigor da nova tarifa dentro de sete dias, haja uma redução nas exportações brasileiras aos Estados Unidos. Isso significaria menor entrada de dólares no país, o que pode provocar a desvalorização do real frente à moeda norte-americana. Essa movimentação cambial tende a refletir nos preços de diversos produtos e serviços no mercado interno.

Gasolina e diesel, por exemplo, podem ficar mais caros, já que o petróleo e seus derivados são cotados em dólar. Produtos importados, como eletrônicos, peças automotivas, medicamentos e alimentos, também podem sofrer reajustes. A consequência prática da medida é o aumento da inflação e do custo de vida da população brasileira.

📲Clique aqui para entrar no grupo de WhatsApp do tpower

📸 Siga o tpower no Instagram

A cotação do dólar está diretamente relacionada à oferta e demanda. Quando as exportações caem, entra menos moeda estrangeira no país, o que pressiona o câmbio. Isso encarece a importação de matérias-primas, máquinas e outros produtos utilizados pela indústria nacional.

Especialistas alertam que o tarifaço pode aprofundar desigualdades regionais, afetar comunidades rurais e comprometer a qualidade de vida dos brasileiros. A forte desvalorização do real pode elevar rapidamente os preços de alimentos, combustíveis e eletrônicos, reduzindo o poder de compra das famílias. Empresas exportadoras, especialmente dos setores de café, sucos e carnes, podem enfrentar sérias dificuldades, o que aumenta o risco de desemprego, principalmente em regiões mais dependentes do comércio com os EUA.

tpower  – @portaltpower
Conectado na notícia!

Artigos relacionados

Brasil

Câmara aprova projeto de licença-menstrual

  A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana um projeto que estabelece...

Brasil

Lula sanciona lei proposta por Moro que busca endurecer combate ao crime organizado

Foi sancionada pelo presidente Lula nesta quinta-feira (30) uma lei que cria...

Brasil

“De vítimas, só tivemos os policiais”, diz o governador sobre megaoperação no Rio

Durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (29), o governador do Rio de...

Brasil

Mensagens revelam que chefes do Comando Vermelho organizavam torturas e punições em comunidades do Rio

As investigações que deram origem à megaoperação desta terça-feira (28) — a...

error: Content is protected !!